Liberação dos cartões de resposta do ENEM dos concursos

Cartões estarão disponíveis em junho; provas ocorrem em maio

Por Plox

30/04/2024 10h17 - Atualizado há cerca de 1 mês

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou que os cartões de resposta do Concurso Nacional Unificado, conhecido como Enem dos Concursos, serão disponibilizados online em 3 de junho. O exame está programado para o próximo domingo, 5 de maio, e será aplicado em dois turnos nas principais cidades do país.

Com mais de 2,1 milhões de candidatos inscritos, o concurso oferece 6.640 vagas em 21 órgãos federais, marcando-o como o maior evento do tipo já realizado no Brasil. As provas ocorrerão de manhã e à tarde em 228 localidades, incluindo todas as capitais brasileiras.

As provas, cujos documentos não poderão ser levados pelos candidatos após a realização por razões de segurança, serão disponibilizadas em formato PDF no site oficial do concurso às 20h do dia da prova. É importante salientar que os participantes não devem fazer anotações no cartão de confirmação, que deve ser impresso e levado no dia do exame sob pena de eliminação.

O cronograma detalha que a prova matutina iniciará às 9h, com os portões abrindo às 7h30 e fechando às 8h30, com duração de 2h30. A prova vespertina começará às 14h30, com fechamento dos portões às 14h, e os candidatos terão 3h30 para completá-la.

Durante o intervalo entre as duas provas, será obrigatória a saída dos candidatos do local de aplicação, conforme orientação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

 

Procedimentos para o dia do exame

Os candidatos devem estar atentos aos itens permitidos e proibidos no dia da prova. Será obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Não serão permitidos o uso de lápis, borrachas, bonés, chapéus, óculos escuros, protetores auriculares, fones de ouvido ou qualquer equipamento eletrônico durante o exame. Telefones celulares deverão ser desligados e acondicionados em envelopes fornecidos no local antes do início da prova.

Além disso, será exigida a apresentação de um documento de identificação oficial com foto. São aceitos documentos como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação (modelo com foto), passaporte brasileiro, entre outros especificados pelo organizador do concurso. Documentos sem foto, cópias, mesmo que autenticadas, ou documentos danificados não serão aceitos.

O recurso de contestação das questões só poderá ser feito através da "Área do candidato" no site oficial do concurso, até o dia 8 de maio. Não serão aceitos recursos por outros meios. As provas discursivas terão suas imagens digitalizadas disponibilizadas em 21 de junho, e o período para solicitação de revisão será nos dias 21 e 22 de junho.

Com estas medidas, o Ministério busca garantir a integridade e a segurança do processo seletivo, proporcionando igualdade de condições a todos os participantes.

 

Destaques