Feriado do Dia do Trabalhador altera atendimento bancário em todo o país
Agências não funcionarão no dia 1º de maio; pagamentos devem ser antecipados para evitar juros
Por Plox
30/04/2025 09h26 - Atualizado há 10 dias
O feriado nacional do Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira, 1º de maio, vai impactar diretamente o funcionamento dos bancos em todas as regiões do Brasil. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências não realizarão atendimento presencial ao público nesta data.

Com a paralisação das atividades presenciais, também não ocorrerão compensações bancárias, incluindo operações feitas por TED. No entanto, o sistema Pix continuará operando normalmente, mesmo durante o feriado.
Segundo a Febraban, o funcionamento será retomado na sexta-feira (2), respeitando as regras locais. Em municípios onde não houver feriado estadual ou municipal, nem ponto facultativo, o atendimento presencial voltará a acontecer normalmente. Nas localidades onde houver ponto facultativo ou outro tipo de paralisação, as agências permanecerão fechadas.
Contas de consumo — como água, energia e telefone — e boletos com vencimento no dia 1º poderão ser pagos sem acréscimo na sexta-feira, desde que o município em questão não tenha feriado. Isso ocorre porque o sábado não é considerado um dia útil para fins de liquidação financeira.
Para tributos e impostos com vencimento no dia do feriado, a recomendação é que o pagamento seja feito de forma antecipada. De acordo com Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, esses pagamentos podem ser realizados utilizando os canais digitais dos bancos.
“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, explicou Faria.
Clientes que utilizam o serviço de Débito Direto Autorizado (DDA) poderão efetuar pagamentos de boletos bancários mesmo no feriado, caso estejam cadastrados como sacados eletrônicos.
Diante do cenário, a orientação da Febraban é clara: quem tiver contas vencendo no feriado deve antecipar o pagamento para evitar cobrança de juros e multas.