Julgamento na Austrália: mulher acusada de matar sogros com prato envenenado

Erin Patterson é ré por homicídio após servir cogumelos tóxicos em almoço que terminou com três mortes

Por Plox

30/04/2025 12h55 - Atualizado há 2 dias

O julgamento de Erin Patterson, que comoveu a Austrália e ganhou repercussão internacional, começou oficialmente nesta terça-feira (29), no Tribunal de Magistrados de Latrobe Valley, na cidade de Morwell. A mulher é acusada de matar três pessoas de sua família ao servir um prato contaminado com cogumelos venenosos durante um almoço em sua casa, na cidade de Leongatha, em 2023.


Imagem Foto: Rede Social


As vítimas, identificadas como Gail e Donald Patterson — sogros de Erin —, além de Heather Wilkinson, irmã de Gail, passaram mal após consumirem um bife Wellington, prato que teria incluído os cogumelos suspeitos. A cidade de Leongatha, onde ocorreu o caso, tem cerca de seis mil habitantes e está localizada a cerca de 135 quilômetros de Melbourne.



Durante o processo, o juiz Christopher Beale esclareceu ao júri que acusações anteriores de tentativa de homicídio contra Simon Patterson, marido de Erin, e Ian Wilkinson, esposo de Heather, foram retiradas pelos promotores. “Essas acusações foram retiradas e vocês precisam tirá-las da cabeça”, reforçou o magistrado ao orientar os jurados.



No tribunal, foram selecionados quinze jurados para acompanhar os depoimentos e provas durante o julgamento, cujos argumentos iniciais estão previstos para iniciar na quarta-feira (30). Erin Patterson declarou-se inocente de todas as acusações. O caso despertou enorme atenção midiática: todos os seis assentos destinados à imprensa na sala do tribunal são sorteados diariamente, enquanto dezenas de outros jornalistas acompanham a sessão em uma sala auxiliar.


A relevância e peculiaridade do caso levaram a emissora pública ABC a produzir um podcast diário sobre o julgamento. Além disso, a plataforma de streaming Stan está desenvolvendo um documentário sobre o que considera “um dos casos criminais de maior repercussão da história recente” na Austrália.


Destaques