Lula embarca para China e Rússia na próxima semana
Presidente estará fora do país entre os dias 7 e 15 de maio para agendas diplomáticas com Xi Jinping e Vladimir Putin
Por Plox
30/04/2025 13h46 - Atualizado há 2 dias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma missão internacional agendada para a próxima semana, entre os dias 7 e 15 de maio, quando estará ausente do território brasileiro.

A viagem se inicia com compromissos na Rússia, onde Lula estará entre os dias 8 e 10. Durante a visita, o presidente brasileiro participará da solenidade que marca os 80 anos da vitória russa sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial. O evento ocorrerá em 9 de maio, em Moscou, e foi organizado a convite do presidente russo, Vladimir Putin.
Além da cerimônia, Lula pretende aproveitar a estadia para discutir temas comerciais com autoridades russas e deverá abordar o conflito entre Rússia e Ucrânia. Apesar dos esforços anteriores para atuar como mediador na busca por um cessar-fogo, o presidente brasileiro ainda não obteve êxito nessa tentativa diplomática.
Logo após a agenda na Rússia, Lula segue para a China, com chegada prevista no dia 11. Nos dias 12 e 13, ele participa de reuniões em Pequim com representantes da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em um encontro que contará com a presença do presidente chinês Xi Jinping. A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China deve dominar os debates entre os líderes.
A volta de Lula ao Brasil está marcada para o dia 14, com chegada prevista em território nacional no dia 15. A viagem reforça o papel do Brasil como interlocutor em temas globais, em um momento de tensão geopolítica e reestruturação de alianças internacionais.
Lula vai tratar também de questões comerciais e deve abordar o assunto da guerra com a Ucrânia