Novo remédio inibe a esclerose múltipla por mais de um ano

Por Plox

30/05/2019 06h59 - Atualizado há quase 5 anos

A esclerose múltipla é uma enfermidade autoimune que afeta o sistema nervoso central, cérebro e medula espinhal e faz com que haja comprometimento da coordenação motora do paciente, dentre outros sintomas. Mas, um novo medicamento chamado evobrutinib, está sendo estudado por pesquisadores. Ele age diminuindo a doença por 48 semanas, mais de um ano, com danos reduzidos já na 12ª semana de terapia.

Xavier

Responsável pelo estudo, Xavier Montalban, diretor do Centro de Esclerose Múltipla da Catalunha- Foto: Reprodução Vídeo


O remédio bloqueia a molécula de tirosina-quinase de Bruton (BTK), diminuindo os danos no cérebro decorrentes da enfermidade.  Este é o primeiro tratamento via oral que inibe o BTK. O resultado foi visto através de ressonância magnética em pacientes de 18 a 65 anos. “Com duas doses diárias de 75 mg de evobrutinib, 79% dos participantes não sofreram recaídas durante as 48 semanas de tratamento”, informaram os estudiosos. O avanço foi publicado na revista médica New England Journal of Medicine. O responsável pelo estudo foi Xavier Montalban, diretor do Centro de Esclerose Múltipla da Catalunha, e apresentado na Academia Americana de Neurologia na Filadélfia, nos Estados Unidos, a mais importante no mundo na área. 

Claudia Rodrigues
A atriz Claudia Rodrigues, 47 anos, que fez a personagem Marinete em 'A Diarista' é uma das portadoras da doença degenerativa. Ela luta contra a doença desde 2000. Nessa quarta-feira, 29 de maio, ela foi internada novamente e passou por uma bateria de exames no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A assessoria não informou o motivo da internação. Em abril, a atriz passou quase duas semanas hospitalizada após sofrer uma convulsão, chegando a perder o senso de quem era e onde estava na época. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que acomete 2,5 milhões de pessoas no mundo e pelo menos 30 mil no Brasil.

Claudia R

Atriz Claudia Rodrigues luta contra a doença desde 2000- Foto: Instagram

Atualizada às 10h24

Destaques