
No dia 16 de junho, Ipatinga, no Vale do Aço, Minas Gerais, sediará o evento de educação empreendedora denominado "Transformando o Futuro". Esse evento, que é o maior do gênero já realizado no interior do estado, tem como público-alvo aproximadamente 14 mil estudantes da rede pública das cidades de Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Santana do Paraíso.
O lançamento do evento aconteceu na manhã de hoje, durante uma coletiva de imprensa para a imprensa da região, na sede do Sebrae, em Ipatinga. O evento contou com representantes da Prefeitura de Ipatinga e do Sebrae, parceiros no evento.
Marden Magalhães, diretor de Operações do Sebrae Minas, Vanessa Silva, analista do Sebrae Minas, Ana Cristina Abreu, secretaria adjunta de Educação da Prefeitura de Ipatinga, e Edvânia Morais, superintendente regional de ensino, falaram sobre o evento. Veja o vídeo:
Além dos nomes acima, estiveram na coletiva: Fabiana Pinho, gerente de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabrício Cesar Fernandes, gerente do Sebrae Minas, Guido Leal, secretário adjunto de Governo de Ipatinga, e Sheron Morais, que será uma das apresentadoras do evento.
Vanessa Silva, analista do Sebrae Minas, enfatizou que a ação representa um marco importante no trabalho que é desenvolvido nas escolas públicas da região do Vale do Aço, através do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). Ela destaca o propósito do evento como um meio de inspirar e motivar os estudantes através de histórias reais de pessoas que superaram desafios e alcançaram o sucesso.
A secretária municipal de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar, reforçou a importância da educação como meio de transformar realidades e destacou o apoio do governo municipal ao PNEE. Segundo ela, um evento de grande porte como este é uma oportunidade para estimular o pensamento coletivo, apresentando conteúdos inovadores e metodologias que incentivam o empreendedorismo.
Informações sobre inscrições estão no fim da matéria
Confirmados no evento
Duas influenciadoras digitais de renome, Camilla de Lucas e Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa, irão enriquecer o evento com suas participações. Elas compartilharão suas experiências pessoais e trajetórias de sucesso no estádio Ipatingão, transformando o local em um espaço de inspiração para o jovem público. O evento tem como objetivo incentivar os estudantes a explorar e desenvolver seu potencial empreendedor, demonstrando que é possível alcançar os sonhos e metas de vida.
Rafael Cortez, humorista, apresentador e youtuber, juntamente com a influenciadora digital e youtuber Sharon Morais, serão os responsáveis pela condução do evento. Durante a manhã, a programação será voltada aos alunos do Ensino Médio, enquanto a tarde será dedicada aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Todo o evento será transmitido ao vivo pelo YouTube do Sebrae Minas, permitindo que interessados de todo o Brasil participem virtualmente.
Educação empreendedora no Vale do Aço
O Programa Nacional de Educação Empreendedora foi implementado na rede municipal de ensino de Ipatinga por meio da Lei da Educação Empreendedora (Lei nº 4.312, de 26 de janeiro de 2022). O objetivo é capacitar os professores para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, inserindo o tema empreendedorismo de forma transversal,
com aplicação junto às disciplinas existentes na base do Ensino Fundamental e como grade curricular na Educação Integral.
Em 2022, cerca de cinco mil professores e profissionais ligados a educação na região do Vale do Aço foram atendidos e participaram de capacitações. Em Ipatinga são mais de 2.500 profissionais de educação capacitados, mais de 20 mil alunos impactados e 50 unidades da rede municipal de educação parceiras do programa.
Em Coronel Fabriciano, os professores já foram capacitados pela metodologia e iniciarão no mês de maio a construção dos projetos de empreendedorismo para aplicação em sala de aula.
Em Timóteo, cerca de 300 professores estão sendo capacitados por meio do curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” para que, ainda neste ano, os docentes também possam adotar esse modelo de ensino que visa garantir que os estudantes das 15 escolas da rede pública da educação infantil e fundamental da cidade tenham acesso à temática.
A superintendente de ensino de Coronel Fabriciano, Edvânia de Lana Morais, ressalta a importância da parceria com o Sebrae Minas e a Prefeitura de Ipatinga. “A união de forças para a realização do evento promove a sinergia de conhecimentos, recursos e ampliação do alcance e impacto das ações voltadas a estudantes e comunidade em geral. Será um marco da educação empreendedora em nossa região”, acrescenta.
Evento “Transformando o Futuro”
Data: 16/06 – sexta-feira
8h às 10h - Alunos do Ensino Médio vinculados à Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano.
14h às 16h - Alunos do Ensino Fundamental vinculados à Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Ensino.
Local: Estádio Municipal João Lamego Netto, Ipatingão - Avenida Burle Marx, s/n, Bairro Novo Cruzeiro.
Inscrição para transmissão on-line: https://www.sympla.com.br/transformando-o-futuro__2008444
Site do evento: https://empreendedordofuturo.sebraemg.com.br/
Estudantes da Escola Municipal de Timóteo organizam evento com apresentações artísticas e palestra sobre empoderamento feminino
Estudantes da Escola Municipal de Timóteo organizam evento com apresentações artísticas e palestra sobre empoderamento feminino
Nova edição do programa oferece atividades físicas, culturais e uma academia adaptada para a terceira idade
Nova edição do programa oferece atividades físicas, culturais e uma academia adaptada para a terceira idade
Concurso de frases e desenhos mobiliza alunos da rede municipal de Ipatinga
Concurso de frases e desenhos mobiliza alunos da rede municipal de Ipatinga
Demonstrações excessivas de afeto podem indicar manipulação emocional no relacionamento
Demonstrações excessivas de afeto podem indicar manipulação emocional no relacionamento
Oportunidades são para moradores da Grande Vitória com ensino médio completo; prioridade será para mulheres
Oportunidades são para moradores da Grande Vitória com ensino médio completo; prioridade será para mulheres
Segundo o Corpo de Bombeiros, no veículo estavam 22 pessoas e o motorista
Segundo o Corpo de Bombeiros, no veículo estavam 22 pessoas e o motorista
Ele a acusava de ter número de telefone de outros homens salvo no celular
Ele a acusava de ter número de telefone de outros homens salvo no celular