A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vítimas de fraudes em descontos associativos poderão contar com atendimento presencial nas agências dos Correios espalhadas por todo o Brasil.
Foto: Agência Brasil Com o objetivo de atender cerca de dois milhões de segurados que não têm acesso à internet ou ao canal 135, o INSS habilitou 4.730 unidades dos Correios para oferecer suporte. Nessas agências, os beneficiários poderão consultar se houve algum desconto indevido em seus pagamentos, solicitar contestação e acompanhar o processo.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, não há prazo para a solicitação de ressarcimento, e nenhuma comunidade será excluída do processo. “Se você for no dia 30, no dia primeiro, no dia 2, no dia 3, no dia 4, vai ser atendido da mesma forma”, garantiu.
Para o atendimento, é necessário levar apenas um documento oficial com foto. Não é preciso apresentar contracheque ou comprovante de inscrição. Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, um representante legal poderá realizar a consulta com uma procuração autenticada, embora sem possibilidade de alterações nos dados.
O atendimento será feito em uma plataforma segura, independente da base de dados do INSS. Entre os serviços disponíveis estão:
- Consulta de descontos
- Contestação de valores indevidos
- Verificação de autorizações de desconto
- Acompanhamento de respostas às contestações
- Análise e contestação de documentos das associações
- Impressão de protocolo com instruções para os canais digitais
Nas localidades que contam com sistema de senhas, haverá uma fila específica para o atendimento do INSS. Onde não houver, um caixa exclusivo será disponibilizado.
Aqueles que já utilizaram o aplicativo Meu INSS ou a central 135 para contestar os descontos não precisam procurar as agências dos Correios.
As associações responsáveis pelos descontos terão até 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o beneficiário, apresentando documentos como autorização de desconto e identidade do segurado. Caso não consigam comprovar, terão o mesmo prazo para devolver o valor ao INSS, que fará o repasse por meio de folha suplementar diretamente na conta do benefício. “Nada de Pix, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco”, explicou Waller.
Para regiões distantes ou de difícil acesso, como comunidades ribeirinhas, o governo prevê ações itinerantes com os programas PrevBarco e PrevMóvel, garantindo que todos os cidadãos possam acessar o serviço, independentemente de sua localização ou condição de mobilidade.
A lista completa de agências habilitadas para o atendimento está disponível nos sites dos Correios e do INSS, além do telefone 135.