Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Dia Mundial sem Tabaco: morador de Coronel Fabriciano vence vício do cigarro após 58 anos

Data alerta para os perigos do tabagismo, responsável por mais de 160 mil mortes anuais, e mostra exemplo inspirador de ex-fumante em Coronel Fabriciano

30/05/2025 às 16:27 por Redação Plox

Neste sábado, 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção global sobre os efeitos prejudiciais do tabagismo e promover ações de combate ao vício que ainda afeta milhões de pessoas no mundo.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabaco está relacionado a mais de 50 doenças, incluindo câncer de pulmão, problemas cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais. No Brasil, segundo dados da pesquisa Vigitel 2023, existem aproximadamente 14 milhões de adultos fumantes, representando 9,1% da população. O número de mortes atribuídas ao tabagismo ultrapassa 160 mil por ano — mais de 400 por dia —, o que corresponde a cerca de 13% dos óbitos no país.


O pneumologista Dr. Marcos de Abreu, da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), reforça os impactos severos do cigarro no corpo humano. “Mesmo quem fuma pouco pode desenvolver problemas graves, como bronquites crônicas e inflamações. O cigarro compromete desde as vias aéreas superiores até os alvéolos pulmonares”, explica. Além das doenças respiratórias, ele destaca que o tabagismo também está diretamente relacionado ao aumento de riscos de infarto, AVC, doenças arteriais periféricas e diversos tipos de câncer.


Imagem Foto: Divulgação

Por outro lado, os benefícios de largar o cigarro surgem logo nos primeiros dias. “O paladar melhora, as vias respiratórias se desinflamam, a produção de secreção diminui e a disposição aumenta. Isso sem contar os ganhos sociais e familiares”, pontua Dr. Marcos.


A FSFX, por meio da operadora Usisaúde, oferece aos beneficiários o Projeto Inspirar, uma iniciativa com suporte médico e psicológico para quem deseja parar de fumar. O projeto tem sido fundamental para transformar vidas, como a do morador de Coronel Fabriciano, Wander Luiz Martins, de 73 anos.


Wander fumava há 58 anos quando decidiu mudar sua história. “Perdi todos os meus dentes, minha autoestima e meu desejo sexual por causa do cigarro. Foi aí que percebi que precisava parar”, conta. Após cinco meses sem fumar, ele comemora os avanços conquistados: “Já são 180 dias sem cigarro. Durmo melhor, me alimento melhor e estou cuidando mais de mim”.


A recuperação de Wander só foi possível graças ao apoio familiar e ao acompanhamento recebido pelo Projeto Inspirar. “Sou muito grato à minha família e ao doutor Felipe Renault, que me acolheu no projeto. Eles foram essenciais na minha transformação”, relata emocionado.


Imagem Foto: Divulgação

Dr. Marcos reforça que nunca é tarde para abandonar o vício. “Qualquer dia é um bom dia para parar. Se houver dificuldade, é fundamental procurar ajuda profissional. Trocar um hábito ruim por uma prática saudável, como atividade física, pode ser o primeiro passo para uma vida melhor”, aconselha o especialista.


A Fundação São Francisco Xavier atua desde 1969 como entidade filantrópica e administra unidades hospitalares como o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, e o Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira. A instituição também é responsável pela Usisaúde, pelo Centro de Odontologia Integrada, pelo serviço Vita de saúde ocupacional e pelo Colégio São Francisco Xavier, referência educacional na região do Vale do Aço.


Compartilhar a notícia

Veja também
Hospital Maternidade de Timóteo inicia nova fase sob gestão da AHBB
SAúDE

Hospital Maternidade de Timóteo inicia nova fase sob gestão da AHBB

Nova administradora promete reestruturação, ampliação dos serviços e atendimento 100% SUS em nova fase da unidade hospitalar

Covid-19: São Paulo inicia vacinação de quem tem 41 anos
SAúDE

Covid-19: São Paulo inicia vacinação de quem tem 41 anos

A estimativa é de 132 mil pessoas nesta faixa etária

Casos de dengue e chikungunya geram prejuízo bilionário ao SUS
SAúDE

Casos de dengue e chikungunya geram prejuízo bilionário ao SUS

Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti causaram R$ 1,2 bilhão em custos hospitalares entre 2015 e 2024 no Brasil

Vacimóvel começa a circular em Santana do Paraíso nesta quinta-feira
SAúDE

Vacimóvel começa a circular em Santana do Paraíso nesta quinta-feira

Unidade móvel inicia vacinação em diferentes bairros com estrutura completa a partir do dia 31 de julho

para você
EMPREGO

Reforma trabalhista após sete anos: avanços e desafios marcam a política de emprego no Brasil

Desde 2017, a reforma trabalhista promete impulsionar a economia e gerar empregos, mas críticas sobre precarização e redução de direitos dividem especialistas, trabalhadores e empresários.

EDUCAçãO

Senac em Itabira oferece 17 turmas em cursos gratuitos

Oportunidades de qualificação vão até dezembro

Mulher é detida com drogas em Belo Oriente
POLíCIA

Mulher é detida com drogas em Belo Oriente

Suspeita foi flagrada com maconha, crack e materiais usados no tráfico em distrito da cidade

Corinthians vence Cruzeiro e conquista hepta do Brasileiro Feminino
ESPORTES

Corinthians vence Cruzeiro e conquista hepta do Brasileiro Feminino

Com gol de Thaís Ferreira, Brabas vencem por 1 a 0 na Neo Química Arena e garantem o sétimo título; Cruzeiro é vice e estreia na Libertadores de 2026