"Missão Cumprida", diz Bolsonaro sobre reunião do G20

Presidente participou em Osaka, no Japão, da reunião de cúpula do G20

Por Plox

30/06/2019 13h09 - Atualizado há quase 5 anos

Após chegar de viagem neste domingo (30), o presidente Jair Bolsonaro avaliou que teve sua "missão cumprida" na reunião de cúpula do G20. Realizado na cidade de Osaka, Japão, no fim da semana passada, o evento teve a presença dos chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo.

"Missão cumprida, atendi todos os objetivos", afirmou Bolsonaro, na entrada da residência oficial do Palácio da Alvorada.

 

O presidente ainda lembrou que, durante o G20, foi anunciado o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, que já havia sendo negociado por quase 20 anos. Bolsonaro ainda disse esperar que o Congresso seja um dos primeiros a ratificar os termos do acordo comercial, que deve aumentar consideravelmente os investimentos em todo o país.

"No meio do caminho, no meio do evento, houve a concretização do Mercosul. As informações que eu tenho foram as melhores possíveis. Entram em vigor [as medidas do acordo] daqui uns dois anos, depende dos parlamentos. Vamos ver se o nosso aqui, talvez, seja um dos primeiros a aprovar. A gente espera", comentou o presidente.

 

Bolsonaro ainda comentou sobre a conversa que teve com o presidente francês, Emanuel Macron, que afirmou na cúpula do G20: "A garantia dada por Bolsonaro, de que o Brasil vai continuar no Acordo do Clima de Paris, (que estabelece metas de redução da emissão de gases estufa), foi um dos pontos-chave para a celebração do acordo comercial entre União Europeia e o Mercosul.

"Eu convidei (Macron) para conhecer a região amazônica. Falei para ele de fazermos uma viagem de Boa Vista a Manaus. É pouco mais de duas horas. A gente poderia até voar a uma altura mais baixa, demoraria mais tempo, em um avião da Força Aérea, para ele ver que não existe o desmatamento tão propalado", afirmou Bolsonaro.

 

Foto: reprodução TV

bolsonaro

Destaques