Ministério da Saúde divulga balanço dos repasses feitos na pandemia

30/06/2020 07:21

A apresentação foi feita pela diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, Sandra Barros, e pelo secretário-executivo do ministério, Élcio Franco

 

O Ministério da Saúde tem efetuado repasses de recursos e realizado compras centralizadas em apoio aos estados e municípios para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. Na coletiva técnica do Ministério da Saúde dessa segunda-feira (29), em Brasília, foi apresentado o balanço de ações.

A apresentação foi feita pela diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, Sandra Barros, e pelo secretário-executivo do ministério, Élcio Franco. 

O total repassado pelo Governo Federal a estados e municípios foi de R$ 50,4 bilhões, sendo R$ 9,7 bilhões exclusivos para o combate à Covid-19.

O Ministério destacou ainda a distribuição de 6.410 ventiladores pulmonares, a compra de 4.374.000 unidades de cloroquina e mais de 11 milhões de Oseltamivir, conhecido como Tamiflur. 

Cerca de 115 milhões de unidades de Equipamentos de Proteção Individual também foram fornecidos.

Os representantes do governo falaram também sobre a compra de medicamentos específicos para a intubação e tratamento de pacientes em casos graves.

O objetivo é garantir o abastecimento, pois esses medicamentos estavam em falta em alguns estados. 

O governo detalhou ainda os repasses aos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina e também para o Distrito Federal, veja:

Minas Gerais:

Goiás:

Mato Grosso:

Santa Catarina:

Distrito Federal: