O Ministério da Saúde tem efetuado repasses de recursos e realizado compras centralizadas em apoio aos estados e municípios para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. Na coletiva técnica do Ministério da Saúde dessa segunda-feira (29), em Brasília, foi apresentado o balanço de ações.
A apresentação foi feita pela diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, Sandra Barros, e pelo secretário-executivo do ministério, Élcio Franco.
{"preview_thumbnail":"/sites/default/files/styles/video_embed_wysiwyg_preview/public/video_thumbnails/BwcXNZCrhcA.jpg?itok=PUaGw2Xh","video_url":"https://www.youtube.com/watch?v=BwcXNZCrhcA","settings":{"responsive":1,"width":"854","height":"480","autoplay":1},"settings_summary":["Embedded Video (Responsivo, autoplaying)."]}
O total repassado pelo Governo Federal a estados e municípios foi de R$ 50,4 bilhões, sendo R$ 9,7 bilhões exclusivos para o combate à Covid-19.
O Ministério destacou ainda a distribuição de 6.410 ventiladores pulmonares, a compra de 4.374.000 unidades de cloroquina e mais de 11 milhões de Oseltamivir, conhecido como Tamiflur.
Cerca de 115 milhões de unidades de Equipamentos de Proteção Individual também foram fornecidos.
Os representantes do governo falaram também sobre a compra de medicamentos específicos para a intubação e tratamento de pacientes em casos graves.
O objetivo é garantir o abastecimento, pois esses medicamentos estavam em falta em alguns estados.
O governo detalhou ainda os repasses aos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina e também para o Distrito Federal, veja:
Minas Gerais:

Goiás:

Mato Grosso:

Santa Catarina:

Distrito Federal:
