Campanha que reelegeu prefeito de Ipatinga está entre as 30 melhores campanhas eleitorais do Brasil

O reconhecimento foi anunciado em Florianópolis (SC), durante a 5ª edição do Summit Cidades, realizado entre os dias 24 e 26 de junho. Considerado

Por Plox

30/06/2025 21h47 - Atualizado há cerca de 5 horas

A campanha “PrefeitAÇO do Povo”, que garantiu a reeleição do prefeito Gustavo Nunes em Ipatinga, foi reconhecida nacionalmente no COMPOL BRASIL 2025, maior congresso de comunicação política do país. O case ipatinguense foi selecionado entre as 30 melhores campanhas eleitorais do Brasil, competindo com mais de 500 campanhas inscritas, sendo a única do Leste de Minas a receber essa honraria. O reconhecimento foi anunciado em Florianópolis (SC), durante a 5ª edição do Summit Cidades, realizado entre os dias 24 e 26 de junho. Considerado o maior encontro municipalista da América Latina, o evento reuniu mais de 12 mil participantes, com mais de 660 atrações, além de três grandes eventos paralelos: o COMPOL (Congresso de Comunicação Política e Institucional), o LicitaCIN e a Feira de Negócios para municípios.

Imagem Cauã Salviano  Sócio proprietário e atual Diretor da Conquista, David, Paulo Loiola organizador do Compol, e Jane FigueiredoFoto: Divulgação


Ipatinga marcou presença em dois momentos distintos: como exemplo de sucesso em marketing eleitoral e também como representação técnica e institucional, com o marqueteiro David Barroso (que hoje está como secretário de Comunicação da Prefeitura), criador e coordenador da campanha, e a secretária adjunta de Comunicação, Jane Figueiredo, imersos em debates sobre inovação, gestão pública e comunicação eficiente.

Imagem David Barroso e Jane Figueiredo no Summit CidadesFoto: Divulgação


David Barroso explicou que diante de uma eleição com oito candidaturas e um cenário de forte instabilidade política, a missão da campanha não era apenas conquistar votos, mas reconstruir confiança, gerar identificação popular e mobilizar emocionalmente o eleitorado.


“Ipatinga não é só uma cidade, é o coração do Vale do Aço. A campanha nasceu para refletir essa identidade. Mostramos que Gustavo é um prefeito de ação, que entrega resultado, e isso se traduziu em votos”, destaca David Barroso.


A estratégia combinou linguagem emocional, criatividade gráfica, presença digital estratégica e um jingle marcante, que viralizou nas ruas e redes sociais. A produção foi 100% local, reunindo talentos como a jornalista Jane Figueiredo, o designer Bruno Macedo, o atual chefe de gabinete, Léo Werneck e outros do Vale do Aço.


Mesmo sem nunca ter visitado Ipatinga ou conhecer o prefeito Gustavo Nunes, o publicitário e estrategista Emerson Saraiva — criador do perfil Eleja-se, uma das maiores autoridades em marketing político do país — destacou o case entre os que mais o impactaram no COMPOL 2025.


“A campanha do PrefeitAÇO do Povo foi extremamente criativa. Uniu humor e narrativa, transformando um conceito simples em algo simbólico e poderoso.”

Imagem Uma das peças da caminha / Foto: Divulgação


Segundo Emerson, a campanha conseguiu passar tudo o que ele precisava entender sobre o prefeito e a cidade apenas pela comunicação apresentada, sem qualquer contato prévio com a realidade local. “A ideia de usar ‘PrefeitAÇO’ como centro da comunicação — muito maior do que um nome — mostrou a força de um mandato real. Apesar da pouca idade, Gustavo fez um excelente governo, e a população reconheceu isso. A alusão ao Vale do Aço foi uma sacada genial, que conectou a mensagem com a identidade da cidade. Até as crianças se envolveram com a campanha, o que gerou empatia familiar e votos espontâneos.” afirmou Saraiva.


“Me sinto honrado com esse reconhecimento nacional. Depois de um período de instabilidade, tínhamos que mostrar que a confiança do povo valeu a pena. A campanha ajudou a prestar contas com verdade, leveza e criatividade. Mais do que ser reeleito, ela reafirmou que Ipatinga está no caminho certo”, afirmou o prefeito Gustavo Nunes, reeleito com 52.282 votos.


Além da premiação no COMPOL, a comitiva de Ipatinga participou ativamente da programação do Summit Cidades 2025, evento que reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas e lideranças nacionais em uma grande imersão sobre o futuro das cidades brasileiras. Transformação digital, transparência, comunicação governamental, gestão inteligente, soluções urbanas e engajamento social foram alguns dos temas abordados ao longo da programação.

Imagem David Barroso no palco do summitFoto: Divulgação


David Barroso explica que a Agência Conquista, responsável pela campanha, é a única do Leste de Minas com atuação especializada em marketing político, comunicação institucional e gestão pública. Em 2024, coordenou 14 campanhas eleitorais e conquistou 10 vitórias, consolidando seu nome entre as principais referências do segmento.


Ele conta que esteve à frente da estratégia de comunicação durante o período em que integrava a equipe da Conquista. Com mais de 25 anos de atuação em marketing político, Barroso foi vice-prefeito de Governador Valadares no mandato anterior e atualmente ocupa o cargo de secretário municipal de Comunicação de Ipatinga.


Para o publicitário, o reconhecimento no COMPOL representa não apenas uma conquista profissional, mas também a validação de um trabalho coletivo construído com sensibilidade e propósito. “Participei diretamente da criação e coordenação dessa campanha, na época em que integrava a equipe da Conquista. Hoje, atuo como secretário de Comunicação de Ipatinga, e ver esse projeto ser reconhecido nacionalmente é motivo de muito orgulho e gratidão”, destacou Barroso.


Ele fez questão de agradecer ao prefeito Gustavo Nunes, que confiou na proposta desde o início e permitiu a construção de uma campanha ousada e conectada com a identidade da cidade. “Agradeço ao prefeito Gustavo Nunes pela confiança e liberdade criativa. E ao amigo Everton Campos, que conduziu a campanha como coordenador geral com enorme competência. Everton foi o equilíbrio entre estratégia e execução. Nenhuma campanha se vence sozinho”, completou.


David também valorizou o papel da equipe envolvida na campanha, formada por profissionais da Conquista e talentos locais que contribuíram de forma decisiva para o sucesso do projeto. “Tivemos ao nosso lado profissionais extremamente competentes. A equipe da Conquista esteve comigo em cada detalhe estratégico, e os profissionais de Ipatinga deram um show de talento e dedicação — como a jornalista Jane Figueiredo, o designer Bruno Macedo, o chefe de gabinete Léo Werneck, entre outros. Essa conquista é coletiva. É de quem acredita na boa política e na força de uma comunicação feita com verdade e propósito”, finalizou.


Ipatinga no Summit Cidades 2025: em busca de inovação


“O Summit mostrou experiências incríveis de gestão e comunicação por todo o Brasil. Voltamos com muitas ideias que podem fortalecer ainda mais a gestão do prefeito Gustavo Nunes”, destacou Jane Figueiredo.


Para David Barroso é sempre importante para boas práticas da Gestão Pública,“Participar de um evento desse porte reforça nosso compromisso com a excelência. Ipatinga já é referência, mas queremos estar entre as cidades mais inovadoras do país. O Summit nos dá ferramentas para isso”, concluiu Barroso.

Destaques