No RJ, irmãos são eletrocutados ao tentar resgatar pipa; menina de 12 anos está na UTI
Menina de 12 anos está em estado grave com queimaduras por todo o corpo; irmão de 7 anos também ficou ferido
Por Plox
30/06/2025 16h45 - Atualizado há cerca de 7 horas
Na manhã do último sábado (29), uma tragédia abalou uma família em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Duas crianças, uma menina de 12 anos e seu irmão de 7, sofreram uma descarga elétrica ao tentarem recuperar uma pipa que ficou presa na rede de alta tensão próxima à casa onde vivem.

Segundo relato do pai, Renis Ferreira Pereira, as crianças estavam na varanda do andar superior da residência quando a pipa de um vizinho de 5 anos ficou enroscada na fiação elétrica. O menino pediu à garota que o ajudasse a retirar o brinquedo. Usando uma haste de alumínio de três metros, a menina tentou soltar a pipa, mas acabou encostando na rede e recebeu uma forte descarga elétrica. O irmão, que estava ao lado, também sofreu queimaduras.
A menina caiu desacordada e foi levada às pressas para o Hospital Otime Cardoso dos Santos, em Cabo Frio, onde recebeu os primeiros socorros. Em seguida, foi transferida, junto ao irmão, para o Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama. Ela sofreu queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus nos braços, rosto, tórax e pernas, e seu estado de saúde é considerado grave. O menino teve queimaduras mais leves, de primeiro e segundo graus, e está estável. Ambos permanecem internados na UTI pediátrica da unidade.
Renis afirmou que já havia solicitado à concessionária Enel o afastamento da rede elétrica da proximidade da casa, sem retorno. \"Tenho protocolos de quando fui pedir para fazer o afastamento e isolamento da rede. Já pedi mais de uma vez e nada foi feito\", contou. Ele disse ainda que a casa chegou a ficar energizada em outros momentos.
Em nota, a Enel Distribuição Rio lamentou o ocorrido e informou estar em contato com a família. A concessionária reforçou os riscos de empinar pipas perto da rede elétrica e divulgou orientações de segurança:
- Brincar com pipas apenas em locais abertos e longe de fiações;
- Nunca tentar recuperar pipas presas em fios, postes ou antenas;
- Evitar materiais metálicos na confecção das pipas;
- Não usar rabiolas, que podem se enroscar nos fios;
- Não empinar pipas em dias de chuva;
- Evitar o uso de cerol ou linha chilena, que cortam fios e aumentam riscos de acidentes;
- Crianças devem sempre estar acompanhadas por adultos durante a brincadeira.
As crianças seguem em observação e passam por exames e avaliações das equipes médicas especializadas.