Hospital Márcio Cunha ultrapassa 3 mil cirurgias cardíacas e se destaca no Vale do Aço
Único da região a realizar procedimentos cardíacos de alta complexidade, hospital reforça sua excelência em cuidados com tecnologia e equipe especializada
Por Plox
30/06/2025 15h49 - Atualizado há 2 dias
Com mais de 3 mil cirurgias cardíacas realizadas ao longo da última década, o Hospital Márcio Cunha (HMC) se consolida como uma das maiores referências em atendimento cardiovascular de Minas Gerais, sendo o único hospital do Vale do Aço a oferecer esses procedimentos, em sua maioria via Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde 2004, o HMC vem desenvolvendo cirurgias de alta complexidade com o suporte de uma equipe multidisciplinar formada por cirurgiões cardiovasculares, cardiologistas clínicos, anestesistas e perfusionistas. Os casos mais delicados são discutidos semanalmente em reuniões, garantindo decisões integradas e seguras.

O cuidado com os pacientes também se estende ao pós-operatório, realizado na UTI Coronariana, que se destaca pelos baixos índices de mortalidade, reflexo do alto padrão de segurança e da tecnologia empregada em todo o processo cirúrgico. O hospital investe em tecnologia de ponta e realiza monitoramento contínuo nas fases intra e pós-operatória, oferecendo suporte completo aos pacientes.
Além das cirurgias cardíacas convencionais, o HMC realiza procedimentos minimamente invasivos, como correções de cardiopatias estruturais por cateterismo, e cirurgias complexas de aneurisma toracoabdominal (ATA). Esses procedimentos são resultado da integração entre a cardiologia clínica e a cirurgia cardiovascular, com decisões tomadas de forma conjunta em reuniões interdisciplinares.
Com o avanço técnico, inovação constante e uma equipe altamente qualificada, o Hospital Márcio Cunha reforça seu compromisso em oferecer atendimento humanizado e de excelência, representando esperança para milhares de pacientes do estado.

Completando 60 anos de atuação em 2025, o HMC conta com 558 leitos distribuídos em três unidades, incluindo uma dedicada exclusivamente ao tratamento oncológico. A instituição atende mais de 1,6 milhão de habitantes de 87 municípios mineiros, oferecendo serviços em 58 especialidades médicas.
No último ano, o hospital realizou cerca de 36 mil internações, mais de 18 mil cirurgias e 5.200 partos. Foram também mais de 44 mil sessões de hemodiálise, 33 mil de quimioterapia e 18 mil de radioterapia.
Reconhecido nacionalmente, o HMC foi o primeiro hospital do Brasil a alcançar o nível máximo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA III). Além disso, figura entre os melhores hospitais do país pela revista norte-americana Newsweek, ocupando o 6º lugar em Minas Gerais e o 27º no ranking nacional.