Instituto Usiminas promove grande Arraial gratuito em Ipatinga

Festa típica acontece nos dias 2 e 3 de julho com shows ao vivo, quadrilha e gastronomia regional

Por Plox

30/06/2025 11h46 - Atualizado há 2 dias

O início de julho promete dois dias de festa, cultura e solidariedade em Ipatinga. O Instituto Usiminas realizará, nos dias 2 e 3, a quarta edição de seu tradicional Arraial, com entrada gratuita. A partir das 18h, o Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas se transformará em um animado espaço junino, com patrocínio da Usiminas via Lei Rouanet.


Imagem Foto: Divulgação


Além da decoração temática e clima típico das festas juninas, o evento terá barraquinhas repletas de quitutes preparados por grupos sociais e culturais da região do Vale do Aço. A renda obtida com as vendas será integralmente destinada às instituições participantes, previamente selecionadas por edital. Ao todo, 17 entidades estão envolvidas, como o Grupo Renascer Ipatinga, a Missão Samurai, a APPA - Associação de Proteção Para Animais, o Lar da Fraternidade Cristã, entre outras.


Imagem Foto: Divulgação


A programação musical contará com a banda ‘Estrela de Ouro’ abrindo as apresentações no dia 2, trazendo um repertório dançante para animar o público. Já no dia seguinte, 3 de julho, o Wal Vitorino Trio assumirá o palco com um repertório típico das festas juninas e julinas. Em ambos os dias, o Instituto Humanizar marcará presença com uma quadrilha especial que promete encantar todas as idades.


Imagem Foto: Divulgação


Durante o evento, os visitantes também poderão conhecer gratuitamente a exposição “Retratistas do Morro - João Mendes: Tempo, Memória e Existência”, em cartaz na galeria do Centro Cultural Usiminas. A bilheteria do espaço funcionará normalmente durante os dois dias do arraial.


Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, destacou a importância do evento como forma de unir gerações em uma celebração genuinamente brasileira.
“Estamos felizes em reunir pessoas de todas as idades para se divertir e apoiar as instituições participantes. Esse é o nosso jeito de demonstrar que queremos ser bons vizinhos da comunidade”, afirma.

Destaques