Receita Federal inicia pagamento do 2º lote da restituição do IR 2025
Mais de 6,5 milhões de contribuintes recebem R$ 11 bilhões nesta segunda-feira
Por Plox
30/06/2025 07h36 - Atualizado há cerca de 15 horas
Nesta segunda-feira, 30 de junho, a Receita Federal inicia o pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2025.

Ao todo, serão contemplados 6.545.322 contribuintes, totalizando um repasse de R$ 11 bilhões. Este montante inclui também restituições residuais de exercícios anteriores.
Os depósitos serão realizados nas contas bancárias ou chaves Pix informadas na declaração.
Para verificar se a restituição foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”, selecionando a opção “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal disponível para celulares e tablets.
Durante a consulta, é possível identificar se há alguma pendência na declaração, conhecida como “malha fina”. Nesse caso, o contribuinte deve acessar o e-CAC no site da Receita Federal, selecionar “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, na aba “Processamento”, clicar em “Pendências de Malha”. Caso identifique alguma inconsistência, é necessário corrigir a declaração ou apresentar os documentos comprobatórios. As restituições só serão liberadas após a regularização das pendências.
O calendário de pagamentos das restituições do IR 2025 segue as seguintes datas:
1º lote: 30 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 29 de agosto
5º lote: 30 de setembro
A Receita Federal reforça que os pagamentos são realizados apenas em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Caso haja erro nos dados bancários ou problema na conta informada, o pagamento não será efetuado.
Para mais informações, acesse o site oficial da Receita Federal.