Funcionários da Apple podem ouvir conversas pela Siri do iPhone

Áudios vêm acompanhados de localização e dados de contato do usuário

Por Plox

30/07/2019 07h10 - Atualizado há mais de 4 anos

As conversas de quem faz o uso dos produtos da Apple, IPhone ou Apple Whatch podem estar sendo ouvidas por usuários da marca. Este é o caso de quem porta os produtos e já tenham utilizado o comando de voz da Siri, assistente virtual da marca, de acordo com o jornal The Guardian. 

Funcionários terceirizados podem ter acesso a trechos de áudio capturados, muita vezes, contendo informações privadas. O conteúdo vem acompanhado da localização, detalhes do contato e dados de aplicativos usados pelo dono do aparelho, ainda de acordo com o portal.

Ao jornal britânico, foi confirmado pela empresa que ela te acesso a uma pequena quantidade de áudio da Siri para ajudar na detecção de falhas técnicas. A nota da Apple diz: “Uma pequena parte dos comandos feitos à Siri é analisada para melhorar a assistente e a função de ditado. As solicitações da pessoa não estão associadas ao Apple ID do usuário. As respostas da Siri são analisadas em instalações seguras e todos os revisores estão sob a obrigação de aderir aos requisitos rigorosos de confidencialidade da Apple”, informa.

(Foto: divulgação/Apple)

Ainda conforme a Apple, as gravações acessadas por humanos teriam “apenas alguns segundos de duração”, representando menos de 1% de tudo o que a assistente captura.

Nos termos de uso, a empresa afirma que os dados capturados pela Siri podem ser usados para ajudar a assistente, entretanto, não deixa claro que outras pessoas podem ouvir gravações feitas dos usuários.

Atualizado às 9h13

Destaques