Incêndio atinge cerca de 30 hectares de área rural próximo ao Parque Estadual do Rio Doce
Fogo destrói 30 hectares de vegetação em Pingo D’Água, MG, e ameaça unidade de conservação.
Por Plox
30/07/2024 06h21 - Atualizado há cerca de 1 ano
Nessa segunda-feira (29), um incêndio de grandes proporções consumiu aproximadamente 30 hectares de vegetação na zona rural de Pingo D’Água, MG. A ocorrência foi registrada entre as 14h20 e 21h25 na estrada de acesso a Cava Grande, próxima ao Parque Estadual do Rio Doce (PERD).
Acionada para combater as chamas, uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar (GUBM) se deslocou ao local e encontrou o fogo em áreas rurais particulares a cerca de 12 km da unidade de conservação. Testemunhas relataram que o incêndio começou na tarde de domingo (28).

Os bombeiros utilizaram técnicas de combate direto com abafadores e água para extinguir alguns focos. A vegetação predominante na área afetada era composta principalmente por pasto. Devido à chegada da noite e à topografia acidentada, que não oferecia segurança, os trabalhos foram interrompidos, deixando um foco de incêndio ainda presente, mas com grandes possibilidades de autoextinção.

No início desta manhã, novos levantamentos serão realizados, e, se necessário, a guarnição retornará ao local para continuar o combate ao incêndio. A ocorrência foi considerada de relevância devido à proximidade com o Parque Estadual do Rio Doce e o potencial impacto ambiental na região.