Exposição leva paisagens em alto-relevo à Prefeitura de Ipatinga
Obras do artista Marcílio Caldeira destacam biodiversidade em mostra gratuita no hall do prédio municipal
Por Plox
30/07/2025 10h31 - Atualizado há 3 dias
No hall de entrada do prédio da Prefeitura de Ipatinga, um colorido diferente tem chamado a atenção de quem passa por lá. A exposição “Biodiversidade”, do artista plástico autodidata Marcílio Caldeira, reúne obras em alto-relevo e técnicas tridimensionais que encantam o público com retratos da natureza e paisagens diversas, algumas reais, outras criadas pela imaginação do artista.
Vídeo: Andressa Estevão / Plox
Marcílio, que mora em Ipatinga e nasceu em Belo Horizonte, é conhecido por sua dedicação à arte há mais de quatro décadas. Seu trabalho começou com desenhos simples em papelão e cartolina, e evoluiu ao longo dos anos para obras complexas feitas com pedras, areia, cascalho e tinta, que tomam forma em telas vibrantes e cheias de textura. “Eu nunca fiz curso. Deus está à frente das minhas mãos e da minha memória”, diz ele, ao contar que cada peça pode levar até três meses para ser finalizada.

As obras retratam locais como Jericoacoara (CE) e Fernando de Noronha (PE), mas, segundo o artista, “mais de 90% das minhas obras vêm da imaginação. O tema é a biodiversidade, em proteção à natureza”. Essa abordagem singular já levou os trabalhos de Marcílio para além do Brasil, chegando a colecionadores na Itália, nos Estados Unidos e na Inglaterra.

A mostra também tem sensibilizado os visitantes que passam pelo local. Alexandra Amaral, moradora da região, compartilhou sua experiência ao encontrar a exposição:
“O Vale do Aço está precisando mesmo da exposição dos quadros dele, da pintura, que é muito linda. É uma forma de desenvolver a apresentação do pintor para divulgar mais o trabalho dele.”
Vídeo: Andressa Estevão / Plox
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, também reforça o compromisso com a valorização dos talentos locais. Para o secretário Carlão Oliveira, abrir espaço para artistas como Marcílio é fortalecer a identidade cultural da cidade.
Ele destacou ainda o papel das exposições como forma de aproximar a população da arte e da criatividade regional.“Valorizar os artistas da nossa cidade é também valorizar a identidade cultural de Ipatinga”, declarou.

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre o trabalho do artista ou até adquirir uma de suas obras, Marcílio Caldeira atende pelo telefone (31) 9.9897-2423, também disponível via WhatsApp.