Ipatinga recebe equipe do Ministério da Saúde para avaliação da eliminação da transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatite B
Equipe do Ministério da Saúde esteve na cidade avaliando serviços de prevenção e acompanhamento de gestantes e bebês
Por Plox
30/07/2025 06h04 - Atualizado há 3 dias
Durante dois dias intensos, Ipatinga foi o centro das atenções de uma equipe técnica nacional do Ministério da Saúde, que visitou o município para acompanhar de perto as ações voltadas à eliminação da transmissão vertical do HIV, da sífilis e da hepatite B.

A avaliação, realizada na segunda e terça-feira (28 e 29), faz parte do processo de certificação que reconhece o trabalho de municípios capazes de impedir que gestantes portadoras desses vírus transmitam as doenças aos seus filhos durante a gravidez, o parto ou a amamentação.
A visita começou com uma reunião técnico-política no Centro de Ipatinga, reunindo autoridades como o secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, a secretária adjunta Elisângela Santana, diretores de departamentos, representantes do Conselho Municipal de Saúde, coordenações técnicas e membros da equipe do Ministério da Saúde.

A programação incluiu inspeções em várias unidades de saúde da cidade. A comitiva visitou o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), o Laboratório Municipal, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e duas Unidades Básicas de Saúde (UBS): Nova Esperança e Bom Jardim I. Nesses locais, foram verificados prontuários, sistemas de informação e protocolos de atendimento. Profissionais da saúde foram ouvidos, além de usuárias dos serviços, para melhor entendimento do funcionamento da rede de cuidado.
Os técnicos federais também observaram registros de partos e examinaram a articulação entre a rede hospitalar e a atenção básica. Tudo isso para garantir que as estratégias adotadas estejam realmente promovendo a prevenção e o acolhimento eficaz das gestantes e seus filhos.

“Receber a equipe técnica do Ministério da Saúde é um reconhecimento ao esforço coletivo que temos feito para qualificar o atendimento às gestantes e reduzir os riscos de transmissão. Ipatinga vem evoluindo com responsabilidade e compromisso com a saúde da mulher e da criança. Seguimos firmes nesse propósito”,
afirmou o secretário de Saúde, Walisson Medeiros.
A missão do Ministério da Saúde foi concluída com uma reunião de devolutiva. Nela, os técnicos apresentaram recomendações e apontamentos para o aprimoramento contínuo dos serviços. O compromisso de Ipatinga com políticas públicas eficazes se reafirma, fortalecendo a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) como escudo protetor da vida em suas fases mais delicadas.