Mais da metade dos brasileiros se arrepende de emprestar dinheiro a amigos
Levantamento da Serasa revela que 61% já se decepcionaram ao ajudar financeiramente um amigo; 40% ficaram com o nome sujo por conta disso
Por Plox
30/07/2025 11h38 - Atualizado há 29 dias
Uma pesquisa recente da Serasa, divulgada nesta quarta-feira (30/7), trouxe à tona uma questão delicada que envolve finanças e relações pessoais: 61% dos brasileiros afirmam já ter se arrependido de emprestar dinheiro a um amigo.

Apesar de 82% dos entrevistados declararem que já ajudaram financeiramente um amigo, nem sempre o gesto resultou em gratidão ou fortalecimento dos laços. Pelo contrário, o levantamento mostra que, em muitos casos, essa atitude gerou consequências negativas: 31% tiveram suas amizades abaladas e 40% acabaram com o nome sujo por conta do outro.
Os dados também revelam que 67% dos brasileiros já pediram dinheiro emprestado, enquanto 30% chegaram a fazer um empréstimo bancário apenas para socorrer um colega. Ao mesmo tempo, 57,5% acreditam que dinheiro e amizade não se misturam, embora a influência entre amigos continue presente: 67% já compraram algo motivados por companheiros próximos.
A pesquisa também trouxe à tona a falta de transparência entre amigos no que diz respeito às finanças. Mais da metade dos entrevistados (59%) já esconderam dívidas ou problemas financeiros de alguém próximo. Segundo o especialista em educação financeira da Serasa, Thiago Ramos, o sentimento de vergonha é um dos principais fatores que dificultam a abertura sobre o tema.
“É essencial falar sobre dinheiro com mais naturalidade e responsabilidade”, explica Ramos. “A amizade ainda é uma rede de apoio fundamental, mas sem planejamento, boas intenções podem se transformar em conflitos”.
Outro ponto de tensão está nas tradicionais divisões de despesas entre amigos. Apenas 33% afirmam que sempre dividem os valores quando se reúnem em grupo, enquanto 9% relatam que alguém sempre paga mais — o que gera desconforto. Por outro lado, 43% têm o hábito de compartilhar dicas financeiras, cupons e promoções, mostrando que o vínculo pode também incentivar bons hábitos.
A pesquisa foi realizada em comemoração ao Dia da Amizade, e ainda apontou que 37% dos entrevistados se dizem dispostos a emprestar até R$ 100 a um amigo sem esperar o retorno.
\"Com empatia e respeito, é possível criar um ambiente mais honesto para falar de dinheiro entre amigos e evitar situações desconfortáveis, como convites para eventos caros ou viagens fora da realidade financeira de um deles\", finaliza o especialista.