Sistema Faemg Senar oferece cursos gratuitos em Ipatinga e região; saiba mais
Mais de 20 cidades receberão capacitações entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, com foco no meio rural
Por Plox
30/07/2025 09h26 - Atualizado há cerca de 1 mês
Entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, moradores de Ipatinga e diversas cidades vizinhas terão acesso gratuito a uma série de cursos promovidos pelo Sistema Faemg Senar. A iniciativa, realizada em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais e entidades cooperadas, busca fortalecer a atuação no meio rural por meio da qualificação profissional e promoção social.

Ao todo, serão 39 capacitações em 25 municípios das regiões dos Vales do Aço, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. As atividades são voltadas à Formação Profissional Rural (FPR) e à Promoção Social (PS), com foco na valorização da mão de obra rural e incentivo à sustentabilidade.

Alguns dos cursos que serão oferecidos incluem \"Operação e Manutenção de Motosserra e Roçadeira\" nas cidades de Franciscópolis e Teófilo Otoni; \"Diagnóstico e Proteção de Nascentes\" em Ipatinga; \"Saúde Bucal\" em Ipaba; além de \"Trabalhador da Mecanização Agrícola / (Solda) Arco Elétrico - Com Eletrodo Revestido\" em Caratinga, e \"Beneficiamento de Verduras e Legumes\" em Fernandes Tourinho.

Outros municípios contemplados são: Águas Formosas, Aimorés, Ataléia, Belo Oriente, Carlos Chagas, Catuji, Dom Cavati, Guanhães, Ladaínha, Marliéria, Mutum, Pavão, Sabinópolis, São Geraldo da Piedade, São João Evangelista, São Sebastião do Anta, Itaipé, Virginópolis e Virgolândia.
“Nosso objetivo é levar conhecimento técnico e social ao homem do campo, fortalecendo o trabalho rural com qualificação e cidadania”, afirmaram representantes do Sistema Faemg Senar.
As capacitações são gratuitas, e os interessados devem procurar os Sindicatos dos Produtores Rurais ou as entidades parceiras em suas cidades para obter mais informações e realizar a inscrição. Os cursos visam atender às demandas específicas de cada comunidade, contribuindo para o desenvolvimento regional por meio da educação no campo.
A ação reforça o compromisso do Sistema Faemg Senar com a formação e valorização dos trabalhadores rurais, proporcionando acesso a novas oportunidades e práticas sustentáveis no dia a dia do campo.