Aumenta população de Brumadinho: golpistas vão em busca de indenização da Vale
32 pessoas já foram presos pela Polícia e outras 84 estão sendo investigadas
Por Plox
30/08/2019 08h33 - Atualizado há quase 6 anos
As cidades de Brumadinho e São Joaquim de Bicas, em Minas Gerais, estão vivendo um fenômeno: a população desses municípios está aumentando.
O fato ocorre após a tragédia que vitimou centenas. Mas muitas pessoas que para lá estão indo não fazem parte de grupos de ajuda humanitária ou de voluntários para ajudar os que foram prejudicados. O objetivo é outro: se passar por vítimas e, assim, receberem indenização da Vale.
São José de Bicas tinha 30.000 moradores e agora tem 39.000. Brumadinho tinha 39.500, e agora tem 44.500 moradores.
32 pessoas já foram presos pela Polícia e outras 84 estão sendo investigadas. Todas são suspeitas de receber indenizações de forma fraudulenta.
Autoridades apontam que houve um grande aumento no número de novos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que revelou um aumento na população. Muitas dessas pessoas, ao fazer o cadastro, querem simular que residiam na cidade na época da tragédia e assim terem direito a indenização.
A Vale tem colaborado com as investigações, Nesta semana, mais quatro pessoas foram detidas, dentre elas, uma agente de saúde. Segundo a polícia, a mulher era responsável por fazer registro das pessoas atingidas e teria feito dezenas de registros falsos, participando assim dos golpes.