Coronel Fabriciano abre cadastro escolar da educação infantil para atender crianças

O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h

Por Plox

30/08/2021 16h47 - Atualizado há mais de 2 anos

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, inicia nesta segunda-feira, 30/8, o Cadastro Escolar para Educação Infantil. O objetivo é identificar a demanda de vagas para 2022, preparar a estrutura para receber novos alunos e assegurar o acesso à educação de qualidade na rede municipal. O prazo vai até o dia 8 de outubro.

Deverão ser inscritas crianças com idade entre 0 e 5 anos que estão fora da escola, ou vindas da rede privada que desejam ingressar na rede municipal de Educação. A mãe, pai ou responsável precisa procurar o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), e Escola Municipal mais próxima de casa e apresentar os documentos exigidos. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Foto: Divulgação PMCF

 

A gerente do Sistema Municipal de Educação, Cristina Soares, reforça a importância da iniciativa. “É a partir deste cadastro que identificamos as demandas reais, quais etapas (berçário ou maternal) e regiões que apresenta mais necessidade de vagas, por exemplo. Após este levantamento poderemos nos organizar e atender os candidatos conforme os critérios de prioridade e zoneamento escolar”, explica a profissional.

A profissional ainda frisa que, em virtude da pandemia, a realidade de muitas famílias mudou, crianças nasceram neste período e muitos fizeram ajustes no orçamento doméstico e em suas rotinas de trabalho. “O cadastro é o primeiro passo para quem busca uma vaga nas nossas unidades, visando um lugar seguro e adequado para o desenvolvimento integral das crianças”, completa.

Foto: Divulgação PMCF

 

Para as crianças que já estudam na rede municipal ou irão permanecer na escola em 2022 não é necessário fazer o cadastro apenar renovar sua matrícula. A renovação está prevista para novembro, conforme o cronograma de cada escola.

CRITÉRIOS E DOCUMENTAÇÃO

Têm prioridade nas vagas da rede municipal de Educação Infantil crianças com deficiência, sob medida protetiva, situação de alta vulnerabilidade, inscritas no programa Bolsa Família, cujos pais possuem alguma deficiência, doença grave ou pais que trabalham fora de casa e crianças já têm irmã ou irmão matriculado na rede municipal de ensino.

Para fazer o cadastro é necessário apresentar os documentos da criança (certidão de nascimento, comprovante de endereço, cartão de vacinas atualizado, cartão de bolsa família e cartão do SUS) e pessoais dos pais e/ou responsáveis (CPF, carteira de trabalho, contracheque ou declaração que comprove o trabalho fora de casa).

Após o encerramento do período das inscrições, a Comissão do Cadastro Escolar da Educação Infantil, realizará o encaminhamento das matrículas utilizando o critério de prioridade e zoneamento, ou seja, a criança irá para a escola mais perto da sua casa.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

O sistema de ensino de Coronel Fabriciano é considerado referência Estadual e até Nacional. Atualmente, a Educação Infantil (creche e pré-escola) é ofertada em 22 unidades de ensino, incluindo 10 CMEIs, beneficiando mais de 3,2 mil crianças de 0 a 5 anos. Desde 2018, a atual administração oferta também uniformes completos, materiais escolares, alimentação nutritiva e adequada à faixa etária; Sistema Aprende Brasil para crianças do 1º e 2º período, além de contar com equipe pedagógica, espaços e mobiliários preparados para o desenvolvimento integral da criança.

Destaques