Candidata a deputada federal, Cecília promete Universidade Federal no Vale do Aço, “é o sonho da nossa juventude”

De acordo com a ex-prefeita, em 2013 durante a sua gestão na cidade de Ipatinga, um campus da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), seria criado no município, destinado ao curso de medicina

Por Plox

30/08/2022 16h56 - Atualizado há mais de 1 ano

Dando sequência às entrevistas com os candidatos a deputado federal da Região Metropolitana do Vale do Aço, na tarde desta terça-feira (30), a Plox entrevistou a ex-prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta (PT).

Cecília foi a primeira mulher de Ipatinga eleita como deputada estadual, e traz como uma de suas bandeiras a defesa da mulher. Segundo a candidata, “é dolorido a gente ver o sofrimento de várias mulheres, quando se fala de violência contra mulher, quando se fala de feminicídio”.

Ex-prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta é candidata a deputada federal em 2022. Foto: Marcelo Augusto/Plox.

 

“Nós precisamos ter uma rede de proteção para essas mulheres,nós precisamos ter políticas públicas que invistam nessas mulheres, para o fortalecimento dessas mulheres”, argumentou a candidata. “O Vale do Aço precisa de um centro de referência para acolher essas mulheres vítimas de violência, que muita das vezes não denunciam porque não têm para onde ir”. Concluiu a ex-parlamentar.

Ferramenta comentou sobre o que o Vale do Aço representa na economia nacional e disse que é preciso lutar pela região. “Nós precisamos ter representantes no congresso nacional para defender o Vale do Aço, para defender projetos”. Afirmou a candidata.

Como uma das propostas de campanha, a ex-prefeita defende a melhoria do Instituto Federal localizado em Ipatinga. Além disso, a candidata comentou que caso for eleita, irá lutar pela construção de uma faculdade federal de medicina no município de Ipatinga. “É o sonho da nossa juventude, é o sonho de muitas mães, de muitos pais e de muitos jovens da nossa região”, completou.

De acordo com a ex-prefeita, em 2013 durante a sua gestão na cidade de Ipatinga, um campus da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), seria criado no município, destinado ao curso de medicina, e que o Hospital Municipal, se tornaria um hospital da faculdade. De acordo com Ferramenta, um projeto arquitetônico chegou a ser efetuado, porém não foi concluído devido ao impeachment da Dilma em 2016.

A saúde também pretende ser levada em consideração pela candidata. Cecília defendeu a criação de um hospital público regional.

BR-381

A concorrente a uma vaga na cadeira do congresso afirmou ser contra a cobrança de pedágio na BR-381, antes da obra ficar pronta. “Acho que não podemos mais sacrificar nossa população”, disse Cecília.

Ferramenta também afirmou que a rodovia é importante para o desenvolvimento da região e o escoamento da produção feita nas indústrias do Vale do Aço, além da questão de segurança no trajeto e das mortes causadas por acidente na famosa “BR da morte”.


 

Destaques