Candidata a deputada federal, Cecília promete Universidade Federal no Vale do Aço, “é o sonho da nossa juventude”
De acordo com a ex-prefeita, em 2013 durante a sua gestão na cidade de Ipatinga, um campus da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), seria criado no município, destinado ao curso de medicina
Por Plox
30/08/2022 16h56 - Atualizado há quase 3 anos
Dando sequência às entrevistas com os candidatos a deputado federal da Região Metropolitana do Vale do Aço, na tarde desta terça-feira (30), a Plox entrevistou a ex-prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta (PT).
Cecília foi a primeira mulher de Ipatinga eleita como deputada estadual, e traz como uma de suas bandeiras a defesa da mulher. Segundo a candidata, “é dolorido a gente ver o sofrimento de várias mulheres, quando se fala de violência contra mulher, quando se fala de feminicídio”.

“Nós precisamos ter uma rede de proteção para essas mulheres,nós precisamos ter políticas públicas que invistam nessas mulheres, para o fortalecimento dessas mulheres”, argumentou a candidata. “O Vale do Aço precisa de um centro de referência para acolher essas mulheres vítimas de violência, que muita das vezes não denunciam porque não têm para onde ir”. Concluiu a ex-parlamentar.
Ferramenta comentou sobre o que o Vale do Aço representa na economia nacional e disse que é preciso lutar pela região. “Nós precisamos ter representantes no congresso nacional para defender o Vale do Aço, para defender projetos”. Afirmou a candidata.
Como uma das propostas de campanha, a ex-prefeita defende a melhoria do Instituto Federal localizado em Ipatinga. Além disso, a candidata comentou que caso for eleita, irá lutar pela construção de uma faculdade federal de medicina no município de Ipatinga. “É o sonho da nossa juventude, é o sonho de muitas mães, de muitos pais e de muitos jovens da nossa região”, completou.
De acordo com a ex-prefeita, em 2013 durante a sua gestão na cidade de Ipatinga, um campus da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), seria criado no município, destinado ao curso de medicina, e que o Hospital Municipal, se tornaria um hospital da faculdade. De acordo com Ferramenta, um projeto arquitetônico chegou a ser efetuado, porém não foi concluído devido ao impeachment da Dilma em 2016.
A saúde também pretende ser levada em consideração pela candidata. Cecília defendeu a criação de um hospital público regional.
BR-381
A concorrente a uma vaga na cadeira do congresso afirmou ser contra a cobrança de pedágio na BR-381, antes da obra ficar pronta. “Acho que não podemos mais sacrificar nossa população”, disse Cecília.
Ferramenta também afirmou que a rodovia é importante para o desenvolvimento da região e o escoamento da produção feita nas indústrias do Vale do Aço, além da questão de segurança no trajeto e das mortes causadas por acidente na famosa “BR da morte”.