Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Senado garante ampliação da cobertura por planos de saúde com o fim do rol taxativo da ANS

A medida garante aos usuários do sistema acesso ao tratamento, principalmente em relação às doenças raras e de alta complexidade

30/08/2022 às 13:54 por Redação Plox

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conduziu, nesta segunda-feira (29), sessão na qual foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 2.033/2022, que determina o fim do rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ampliando a cobertura dos planos de saúde para procedimentos e serviços que antes não eram contemplados. A medida garante aos usuários do sistema acesso ao tratamento, principalmente em relação às doenças raras e de alta complexidade.

Foto: Pedro Gontijo


Decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em junho deste ano, limitou os procedimentos a serem cobertos pelos planos. Dada a relevância do tema, o senador Rodrigo Pacheco determinou a realização de uma sessão de debates no Plenário do Senado, com a participação de especialistas, representantes das operadoras de planos de saúde e de usuários da saúde suplementar, e celeridade dos senadores na análise do projeto.
A matéria, que teve relatoria do senador Romário (PL-RJ), segue à sanção presidencial na forma do texto aprovado pela Câmara dos Deputados. De acordo com a nova regra, o tratamento prescrito por médico ou odontólogo deverá ser pago pelo plano quando comprovado cientificamente a sua eficácia ou recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) ou por outro órgão de avaliação de tecnologias em saúde de renome internacional. 
Tribunal
Os senadores aprovaram a reestruturação do quadro permanente de funcionários do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), criando o cargo de Analista Judiciário, por meio da extinção de cargos vagos das carreiras de Auxiliar Judiciário e Técnico Judiciário. O PL 3.662/2021 ainda qualifica os cargos de Analista e Técnico Judiciário do quadro de TJDFT como essenciais à atividade jurisdicional e determina que o requisito de formação acadêmica para os cargos de Técnico Judiciário de todo o Poder Judiciário da União seja o ensino superior completo. A matéria vai à sanção.
Também foi aprovado projeto que modifica regras das sociedades limitadas, reduzindo o quórum para decidir sobre escolha de administradores não sócios, destituição de sócio-administrador, modificação do contrato social e incorporação, fusão e dissolução da sociedade, ou ainda cessação do estado de liquidação. O PL 1.212/2022 segue à sanção.
O Senado ainda aprovou o PL 3.320/2020, que estabelece critérios para autorizar a prorrogação, por mais um ano, do direito de uso de radiofrequência associado à exploração do Serviço Especial de Televisão por Assinatura (TVA), criado no início da televisão paga para distribuir sons e imagens a assinantes, por sinais codificados. O texto segue à sanção. Ainda segue à promulgação o texto do Acordo da Cooperação entre o Brasil e a República Argelina Democrática e Popular (PDL 333/2021).

Compartilhar a notícia

Veja também
Condenado em 2020, Paulinho da Força foi absolvido com voto de Moraes
POLíTICA

Condenado em 2020, Paulinho da Força foi absolvido com voto de Moraes

Deputado chegou a ser punido por desvio de R$ 350 milhões no BNDES, mas STF reverteu decisão anos depois

Eduardo Leite
POLíTICA

Eduardo Leite é reeleito governador do Rio Grande do Sul

Leite venceu Onyx Lorenzoni, que estava na frente no primeiro turno

Fux defende que julgamento de Bolsonaro seja levado ao plenário do STF
POLíTICA

Fux defende que julgamento de Bolsonaro seja levado ao plenário do STF

Ministro citou primeiro condenado pelos atos de 8 de janeiro para sustentar que o processo não deveria ficar restrito à Primeira Turma

GUSTAVO MORENO/SCO/STF -
POLíTICA

STF avalia legalidade da demissão sem justa causa em empresas públicas

Ministro Alexandre de Moraes defende a constitucionalidade da dispensa gerencial de funcionários de estatais, com decisão impactando bancos públicos

para você
Adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas em Coronel Fabriciano
POLíCIA

Adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas em Coronel Fabriciano

Dupla foi flagrada com 41 pedras de crack e produto furtado após denúncia na região central da cidade.

Governo libera renegociação de dívidas do Fies para contratos desde 2018
EDUCAçãO

Governo libera renegociação de dívidas do Fies para contratos desde 2018

Estudantes com atrasos superiores a 90 dias poderão negociar débitos com descontos e parcelamento facilitado

Covid-19: Metrô e CPTM têm oito pontos de vacinação em São Paulo
SAúDE

Covid-19: Metrô e CPTM têm oito pontos de vacinação em São Paulo

Postos funcionam de segunda a sexta, das 9h30 às 17h

Brasil perde invencibilidade histórica ao sofrer virada do Japão em amistoso
ESPORTES

Brasil perde invencibilidade histórica ao sofrer virada do Japão em amistoso

Seleção Brasileira chegou a abrir 2 a 0, mas cedeu a virada em Tóquio e foi derrotada pelos japoneses pela primeira vez na história