Parceria entre facebook e Ministério da Justiça busca localizar crianças desaparecidas
Serviço "Amber Alerts" já está disponível em Ceará, Minas Gerais e Distrito Federal, com expansão prevista para todo o Brasil
Por Plox
30/08/2023 16h35 - Atualizado há mais de 1 ano
Em um anúncio conjunto feito nesta quarta-feira (30), a Meta, empresa detentora de plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, e o Ministério da Justiça e Segurança Pública revelaram uma parceria voltada para localizar crianças desaparecidas no Brasil. O serviço, chamado "Amber Alerts", já está em funcionamento no Ceará, Minas Gerais e no Distrito Federal, e deve ser expandido gradativamente para o resto do país.
Como Funciona o Serviço
O recurso se baseia na confirmação de desaparecimentos feita por autoridades competentes. Uma vez confirmado, alertas são publicados nos feeds do Facebook e do Instagram para usuários localizados em um raio de 160 km de onde a criança foi vista pela última vez. "O objetivo é propiciar que muito rapidamente, nas proximidades de onde houve o desaparecimento da criança ou adolescente, haja a circulação quase em tempo real", disse o ministro da Justiça, Flávio Dino. Ele explicou que as delegacias vão reportar ao Laboratório de Operações Cibernéticas, que será responsável por fazer a postagem dos alertas.
Critérios e Estatísticas
Esses alertas são especificamente destinados para casos de desaparecimento de pessoas com menos de 18 anos e que estejam em iminente risco, de acordo com a avaliação das autoridades. Segundo dados do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), do Conselho Nacional do Ministério Público, cerca de um terço dos desaparecidos no Brasil corresponde a crianças e adolescentes de até 17 anos, somando um total de 93,8 mil pessoas desaparecidas.