Modelo é favorita ao título e pode se tornar a sexta mulher negra a conquistar o Miss Universo
Olivia Yacé representa a Costa do Marfim e busca a primeira coroa de seu país no concurso internacional
Por Plox
30/08/2025 10h11 - Atualizado há 3 dias
Olivia Yacé, representante da Costa do Marfim no Miss Universo 2025, desponta como uma das grandes favoritas ao título neste ano. Com 27 anos, a modelo pode não apenas conquistar a primeira coroa para seu país, mas também se tornar a sexta mulher negra a vencer o tradicional concurso de beleza.

Caso seja eleita, Olivia repetirá o feito histórico de Sheynnis Palacios, da Nicarágua, e Victoria Kjær Theilvig, da Dinamarca, que venceram as edições de 2023 e 2024, respectivamente, levando a primeira vitória para seus países.
Natural de Oloumi, no Gabão, Olivia cresceu em Abidjan, capital econômica da Costa do Marfim. Ela ficou conhecida por sua atuação como modelo e por participações em concursos de beleza, como o Miss Mundo 2021, onde conquistou o terceiro lugar. Além disso, é graduada em marketing e gestão, e trabalha em projetos sociais que promovem o empoderamento de jovens africanos.
A miss marfinense se destaca ainda por sua fluência em francês, espanhol e inglês, o que pode ser um diferencial durante a disputa internacional. Filha de Jean-Marc Yacé, prefeito do distrito de Cocody, Olivia também é presença influente nas redes sociais, somando mais de 700 mil seguidores.
Em mais de 70 anos de história do Miss Universo, apenas cinco mulheres negras conquistaram o título: Janelle Commissiong (Trinidad e Tobago, 1977), Wendy Fitzwilliam (Trinidad e Tobago, 1998), Mpule Kwelagobe (Botsuana, 1999), Leila Lopes (Angola, 2011) e Zozibini Tunzi (África do Sul, 2019).