Tarcísio volta a pedir anistia e diz acreditar na inocência de Bolsonaro
Governador de São Paulo reforçou apoio ao ex-presidente e defendeu projeto como caminho para pacificação nacional
Por Plox
30/08/2025 13h55 - Atualizado há 18 dias
Durante agenda em Santo André, na região do ABC paulista, nesta sexta-feira (29), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a se manifestar em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele reiterou sua convicção de que o ex-chefe do Executivo é inocente das acusações que enfrenta e destacou a importância do projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 como um instrumento de pacificação nacional.

Segundo Tarcísio, as conversas sobre o tema têm sido frequentes com diferentes lideranças políticas.
\"A gente tem conversado muito com lideranças acerca da tramitação do projeto de lei da anistia, porque a gente acredita muito nesse projeto como um fator de pacificação. Eu acho que dá para se construir um ambiente para aprovar isso, é algo que na história do Brasil já aconteceu diversas vezes\"
, declarou o governador.Ainda em Santo André, ele reforçou sua proximidade com Bolsonaro durante o período em que foi ministro e afirmou não ver fundamento nas acusações contra o ex-presidente.
\"Não sei o que vai acontecer, o que sei é que o Bolsonaro é inocente. Eu convivi com ele de forma muito próxima nesse período todo, fui ministro dele. Um presidente que está planejando algo, não nomeia os comandantes de força do governo que está sucedendo. Tem muita coisa aí que não faz o menor sentido, na minha opinião\"
, completou.
O julgamento de Jair Bolsonaro está marcado para a próxima terça-feira, dia 2 de setembro. Ele responde a denúncias de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, além de acusações de dano qualificado, grave ameaça ao patrimônio da União e destruição de bens tombados.
A fala de Tarcísio ocorre em meio à expectativa do processo que deve mobilizar o cenário político nacional nos próximos dias.