OAB-DF abre apuração disciplinar sobre sócios de escritório ligado à família de Moraes
Procedimento envolve integrantes do Barci & Barci Advogados e se baseia em informações de relatório da Polícia Federal sobre o Banco Master.
Um trabalhador de 33 anos morreu na manhã de sábado (29) após ser atingido pela pá de uma retroescavadeira em uma obra na Rua Águas da Prata, no Jardim Nova Louzada, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. O acidente ocorreu por volta das 9h30.
Homem de 33 anos morre após ser atingido por uma retroescavadeira
Foto: Divulgação/Polícia Militar
O homem atuava em uma vala aberta durante o reparo de um vazamento de água. A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil como homicídio culposo por inobservância de regra técnica da profissão — classificação usada quando não há intenção de matar.
De acordo com o boletim de ocorrência citado pelo G1, uma mangueira se rompeu durante o serviço e provocou o vazamento. A retroescavadeira teria sido utilizada para remover terra e permitir que a equipe acessasse o ponto danificado.
Em depoimento, o encarregado relatou que pediu para o trabalhador ajustar a mangueira dentro da vala. Enquanto a vítima realizava a tarefa, a máquina foi movimentada e a atingiu, ainda segundo o registro policial.
O operador da retroescavadeira apresentou outra versão à polícia: afirmou que o colega entrou na vala sem avisá-lo e permaneceu em uma área fora de seu campo de visão. Ele também declarou que a empresa orientava os funcionários a manter distância mínima de quatro metros do equipamento durante as operações.
Outros trabalhadores tentaram alertar para que a máquina fosse parada. Após o impacto, colegas retiraram a vítima da vala e tentaram reanimá-la até a chegada do socorro.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou ao G1 que o Samu foi acionado e constatou a morte no local. O Corpo de Bombeiros assumiu a ocorrência em seguida. O operador se apresentou posteriormente na delegacia, após deixar o local, e prestou esclarecimentos. As circunstâncias e eventuais responsabilidades pelo acidente serão investigadas.