Inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética chegam à última semana
Estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular podem se inscrever na competição
Por Plox
30/09/2024 09h32 - Atualizado há 8 dias
Estudantes de Minas Gerais têm até o dia 4 de outubro para realizar a inscrição na edição 2024 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). A competição tem como objetivo envolver alunos de todo o país em atividades que incentivam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de promover o ensino sobre o consumo consciente de energia.
Organizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Instituto Abradee da Energia, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), o evento conta com o apoio da Cemig e outras distribuidoras de energia do Brasil.
A previsão é de que aproximadamente 200 mil alunos e 9,6 mil professores, de 3,1 mil escolas em todo o país, participem da edição deste ano. As inscrições devem ser feitas pelos responsáveis dos alunos ou por professores das instituições no site oficial da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024.
Prêmios e oportunidades de engajamento
Os participantes serão classificados e receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Os alunos com melhor desempenho em cada estado serão convidados para uma cerimônia especial na sede da Aneel, em Brasília, prevista para novembro.
Além das medalhas, os primeiros colocados de cada estado serão premiados com notebooks. Os estudantes que conquistarem medalhas também estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participar da 1ª fase.
Na edição de 2022, cerca de 12 mil estudantes de Minas Gerais participaram, e 1,8 mil deles receberam medalhas. Nove alunos e uma professora, que teve o maior engajamento, foram homenageados pela Cemig.
Este ano, a competição envolverá jovens e escolas de todas as 34 áreas de concessão de energia no Brasil. O presidente da Abradee, Marcos Madureira, ressaltou o envolvimento recorde das distribuidoras de energia na ONEE.
"Com o amadurecimento do projeto, a Olimpíada de Eficiência Energética se consolida, em 2024, como uma iniciativa fundamental liderada pelas distribuidoras de energia dentro do Programa de Eficiência Energética. Existe um enorme potencial de conscientização sobre a importância da energia elétrica e seu impacto no presente e no futuro desses jovens", declarou.
A ONEE 2024 se posiciona como um marco na educação sobre eficiência energética no Brasil, unindo estudantes, professores e empresas do setor em busca de um futuro mais sustentável e consciente.