Último lote de restituição do IR 2024 é pago pela receita federal nesta segunda
Mais de 500 mil contribuintes receberão R$ 1,03 bilhão
Por Plox
30/09/2024 09h03 - Atualizado há 5 dias
A Receita Federal irá desembolsar R$ 1,03 bilhão a 511.025 contribuintes nesta segunda-feira (30/9), referente ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Este pagamento inclui restituições residuais de anos anteriores e abrange cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.
O valor será transferido ao longo do dia para a conta bancária ou para a chave Pix do tipo CPF fornecida na declaração do Imposto de Renda. Cerca de 40% desse montante será destinado a contribuintes que têm prioridade no reembolso. Dentre as prioridades, 201.381 contribuintes informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoa Física (CPF) na declaração ou usaram a declaração pré-preenchida, critérios que garantem prioridade no recebimento.
Além disso, há 106.289 contribuintes que não informaram a chave Pix e que não se enquadram em outras categorias prioritárias. Este é o terceiro lote que inclui contribuintes sem prioridade.
Entre os demais beneficiados, 86.570 são residentes no Rio Grande do Sul, 75.686 têm entre 60 e 79 anos, 23.180 têm a principal fonte de renda no magistério, 11.188 são idosos acima de 80 anos, e 6.731 possuem deficiência física, mental ou doença grave. Contribuintes gaúchos foram priorizados devido às enchentes ocorridas em abril e maio deste ano.
A consulta da restituição pode ser feita na página da Receita Federal, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”. O aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones também permite essa consulta. Caso não conste na lista de restituição, o contribuinte pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração e, se houver pendências, enviar uma declaração retificadora.
Neste ano, 1,47 milhão de declarações foram para a malha fina. Se a restituição não for depositada na conta indicada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta de sua titularidade por meio do Portal BB ou pelos telefones de atendimento da instituição. Se o resgate não for feito no prazo de um ano, será necessário solicitar o valor no Portal e-CAC, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos" e selecionando "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".