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Política

DER-MG lança licitação para projeto do Contorno Viário de Timóteo

Trecho de 20 km entre BR-381 e LMG-760 terá investimento estimado em R$ 6,32 milhões para elaboração do projeto executivo de engenharia

30/09/2025 às 19:28 por Redação Plox

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) publicou o edital para licitação do projeto executivo de engenharia do Contorno Viário de Timóteo. A obra, incluída no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2024–2027, prevê a construção de aproximadamente 20 quilômetros de rodovia entre a BR-381 e a LMG-760.


Imagem Foto: Reprodução/Google Street View

A contratação da empresa responsável pelo projeto está estimada em R$ 6,32 milhões, com prazo de 360 dias para execução. A concorrência será baseada em técnica e preço, contemplando soluções técnicas, mitigação de impactos ambientais, segurança viária e melhoria da mobilidade urbana. As propostas devem ser apresentadas até o dia 24 de outubro de 2025, às 9h30.


Durante a discussão do PPAG na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado estadual Celinho Sintrocel destinou emenda de R$ 1 milhão para auxiliar na contratação do projeto. Ele comemorou o lançamento da licitação como resultado de uma ampla mobilização que envolveu autoridades locais, sociedade civil, movimentos sociais e instituições como a Agenda de Convergência e a Fiemg.


“Estamos muito felizes e esperançosos. Essa licitação é fruto de uma luta coletiva que já dura mais de dois anos. Junto com prefeitos, vereadores e a população, conseguimos sensibilizar o Governo de Minas sobre a importância estratégica do contorno”, destacou o parlamentar.


Celinho ressaltou que o contorno viário vai retirar o tráfego de veículos pesados do centro de Timóteo, aumentando a segurança de motoristas e pedestres, facilitando o escoamento da produção regional e promovendo a integração entre municípios vizinhos como Ipatinga, Coronel Fabriciano, Dionísio e São José do Goiabal.


Além disso, o parlamentar lembrou que a obra poderá contribuir para a redução de poluição sonora e atmosférica, preservação de imóveis, geração de empregos, atração de investimentos e fortalecimento do papel logístico do Vale do Aço na economia mineira.

“Com a retirada do tráfego pesado, teremos mais qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento para a região”, afirmou.


A elaboração do projeto executivo será dividida em três fases: Estudo Preliminar, Projeto Básico e Projeto Executivo. A proposta deve conter estudos detalhados de tráfego, geotecnia, geologia, hidrologia, topografia, segurança viária, drenagem, pavimento, obras de arte especiais e desapropriações, além de viadutos, pontes e túneis. O cronograma físico-financeiro deverá estar alinhado com os prazos estabelecidos.


Otimizando expectativas, Celinho afirmou que não devem faltar recursos para o andamento do projeto e execução da obra, citando o novo acordo com a Vale em função da tragédia de Mariana.

“O município de Timóteo está na calha do Rio Doce e, por isso, defendo que parte dos recursos do acordo, que totalizam mais de R$ 81 bilhões para Minas Gerais, seja aplicada em obras estruturantes como essa”, finalizou.



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