Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Nikolas Ferreira consulta seguidores sobre candidatura ao governo de MG em 2026

Deputado federal do PL lançou enquete no Instagram perguntando se deve disputar o Palácio Tiradentes ou tentar reeleição à Câmara

30/09/2025 às 12:47 por Redação Plox

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) movimentou as redes sociais ao lançar uma enquete nos stories do Instagram, questionando seus seguidores sobre seu futuro político nas eleições de 2026: disputar novamente uma vaga na Câmara dos Deputados ou tentar o cargo de governador de Minas Gerais.


Imagem Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Com mais de 18,6 milhões de seguidores, o parlamentar utilizou sua principal plataforma para testar a receptividade de uma possível candidatura ao Palácio Tiradentes. Até as 17h do dia anterior à publicação, a maioria dos votos (58%) indicava preferência pela candidatura ao governo, enquanto 42% sugeriam que Nikolas deveria permanecer no Legislativo.


Embora tenha aparência de brincadeira, a iniciativa foi interpretada por aliados da direita como um movimento estratégico. No Partido Liberal (PL), a preferência majoritária é que Nikolas busque a reeleição à Câmara, considerando seu desempenho expressivo em 2022, quando obteve 1,4 milhão de votos, contribuindo diretamente para a eleição de outros seis parlamentares por meio do coeficiente eleitoral.


Uma eventual candidatura de Nikolas ao Executivo estadual poderia intensificar a disputa interna no campo da direita em Minas Gerais. Outro nome cotado é o do senador Cleitinho (Republicanos), que também possui grande alcance nas redes sociais. A legenda de Nikolas já articula a possibilidade de participar de uma chapa liderada por Cleitinho, ocupando a vaga ao Senado. No entanto, o senador mantém suspense sobre sua candidatura ao governo.


Pesquisas recentes apontam Cleitinho na liderança da corrida ao governo mineiro, seguido por Alexandre Kalil (PDT), ex-prefeito de Belo Horizonte; Rodrigo Pacheco (PSD), atual senador; e Mateus Simões (Novo), vice-governador do Estado.


Na última semana, durante participação no programa "Café com Política", Simões manifestou apoio à permanência de Nikolas no Congresso Nacional. Segundo ele, o deputado exerce um papel único na mobilização da juventude e no fortalecimento da direita brasileira, além de liderar um grande grupo dentro do Parlamento.


Apesar de divergências pontuais, como na PEC da Blindagem, o vice-governador reforçou o respeito e admiração pelo colega de partido. Simões avaliou que a ausência de Nikolas em Brasília poderia representar uma perda significativa para Minas Gerais, para o Brasil e para o PL.


Compartilhar a notícia

Veja também
Governo Lula enfrenta série de derrotas no Congresso em menos de um mês
POLíTICA

Governo Lula enfrenta série de derrotas no Congresso em menos de um mês

Rompimento do PDT, recusa de Pedro Lucas e votação pró-Ramagem evidenciam fragilidade da base aliada

Jurista critica julgamento de Bolsonaro na 1ª Turma do STF
POLíTICA

Jurista critica julgamento de Bolsonaro na 1ª Turma do STF

André Marsiglia afirma que ex-presidente deveria ser julgado na primeira instância ou, ao menos, no plenário da Corte

Capa
POLíTICA

Das ruas ao presidente do Brasil: a repercussão da morte de Chico Ferramenta

Prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, decretou luto de três dias. Presidente Lula destacou trajetória "de dedicação de uma vida ao povo brasileiro"

Joice Hasselmann promete expor segredos após processo de Michelle Bolsonaro
POLíTICA

Joice Hasselmann promete expor segredos após processo de Michelle Bolsonaro

Ex-deputada reage à ação movida pela ex-primeira-dama e intensifica ataques nas redes sociais durante viagem à França