Projeto do contorno viário de Timóteo entra em fase decisiva
Município dá início ao processo de licitação para o projeto executivo do contorno viário, que ligará a LMG-760 à BR-381
Por Plox
30/09/2025 10h49 - Atualizado há 11 dias
O município de Timóteo deu um passo crucial rumo a um antigo sonho da população: a implantação do contorno viário que promete transformar a mobilidade urbana e impulsionar o desenvolvimento econômico em toda a região do Vale do Aço.
Foi oficialmente iniciado o processo de licitação para a elaboração do Projeto Executivo de Engenharia Rodoviária do Contorno Viário, uma iniciativa que envolve o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e representa um esforço conjunto entre a gestão municipal e o governo estadual.

A licitação, registrada no edital nº 2301520 - 000042/2025, será realizada por meio de concorrência eletrônica do tipo Técnica e Preço. Empresas especializadas terão até o dia 24 de novembro de 2025 para enviar propostas, com a abertura da sessão pública agendada para as 9h30 dessa data, no site oficial www.compras.mg.gov.br. O projeto abrange uma nova via com aproximadamente 20 km de extensão, que interligará a LMG-760 à BR-381, desviando o tráfego pesado do centro urbano de Timóteo.

A proposta inclui a construção de uma ponte que redirecionará o fluxo da LMG-760 para o setor sete, no bairro Limoeiro, facilitando o acesso direto à BR-381. O objetivo principal é reduzir o volume de caminhões e veículos pesados nas vias urbanas, aumentando a segurança no trânsito, preservando o pavimento e garantindo mais fluidez no deslocamento local. Além disso, o contorno viário será uma rota estratégica para o escoamento da produção industrial, ampliando o potencial de investimentos no município.
O prefeito de Timóteo, Capitão Vitor, celebrou a publicação do edital como um avanço decisivo:
“Esse projeto vem mostrar de forma clara e técnica tudo o que há de ser feito para esse contorno ser efetivado. Hoje nós podemos dizer que demos um grande passo, um passo importante para o futuro da nossa cidade. Eu digo que não só de Timóteo, mas também de todo o Vale do Aço”
.Ele também destacou os impactos positivos esperados com a futura obra:
“Vamos ter com esse contorno, além da mobilidade, a segurança e o desenvolvimento econômico. O crescimento dessa região passa, sem dúvidas, por essa obra”
.
Capitão Vitor aproveitou a ocasião para agradecer aos envolvidos na articulação do projeto, mencionando o governador de Minas Gerais, o vice-governador Matheus Simões, o atual diretor do DER-MG, Matheus Guimarães, o ex-diretor Rodrigo Tavares, além dos secretários de governo Gustavo Valadares e Marcelo Aro. Segundo ele, o empenho desses agentes públicos foi fundamental para que o projeto deixasse o papel após tantos anos de expectativa.
Com a finalização do processo de licitação prevista ainda para 2025, a estimativa da prefeitura é que as obras do contorno viário de Timóteo sejam iniciadas em 2026, marcando uma das mais importantes conquistas de infraestrutura dos últimos tempos na cidade e em todo o Vale do Aço.