Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

STF notifica Eduardo Bolsonaro por edital após denúncia da PGR

Deputado federal tem 15 dias para se manifestar sobre acusação de coação à Justiça feita pela PGR; notificação ocorreu por edital devido à sua permanência nos EUA

30/09/2025 às 21:28 por Redação Plox

Em meio à denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi oficialmente notificado por meio de edital publicado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 30 de setembro. A partir da data de publicação, o parlamentar tem um prazo de 15 dias para apresentar sua manifestação.


Imagem Foto: Redes sociais

A medida excepcional foi adotada após diversas tentativas frustradas de notificação direta, já que Eduardo Bolsonaro está atualmente nos Estados Unidos, onde se encontra por decisão própria. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, determinou a notificação por edital diante das dificuldades em localizar o parlamentar.


Segundo Moraes, há indícios claros de que Eduardo está ciente das acusações que pesam contra ele, apesar de evitar o contato com a Justiça brasileira.
"Além de declarar, expressamente, que se encontra em território estrangeiro para se furtar à aplicação da lei penal, também é inequívoca a ciência, por parte do denunciado Eduardo Bolsonaro, acerca das condutas que lhe são imputadas",

escreveu o ministro em seu despacho.

A denúncia contra o deputado trata de uma suposta tentativa de coação à Justiça, o que motivou a PGR a abrir o processo. Como ele não estava sendo localizado de maneira convencional, o edital de notificação foi publicado como alternativa legal para garantir o andamento da ação penal.


Mesmo estando em território estrangeiro, Eduardo participou de forma remota de uma sessão da Câmara dos Deputados realizada em agosto, utilizando uma videochamada. Apesar disso, o STF avaliou que ele estaria “criando dificuldades” para ser formalmente notificado.


Com o edital publicado, o prazo de 15 dias já está em curso. Ao final deste período, a ausência de manifestação poderá implicar em consequências processuais conforme prevê a legislação.


Compartilhar a notícia

Veja também
Marcel van Hattem reage a pedido de suspensão e chama ação de 'golpe'
POLíTICA

Marcel van Hattem reage a pedido de suspensão e chama ação de 'golpe'

Deputado do Novo critica representação de Lindbergh Farias que pede afastamento de cinco opositores por seis meses

Nova licença-maternidade passa a contar após alta hospitalar
POLíTICA

Nova licença-maternidade passa a contar após alta hospitalar

Lei sancionada por Lula garante até 120 dias de licença a partir da saída do hospital da mãe e do recém-nascido

Foto: Divulgação PL/Reprodução
POLíTICA

Destino Minas: General Braga Netto estuda candidatura ao Senado em 2026

Nascido em Floresta, Belo Horizonte, Braga Netto é conhecido por sua profunda ligação com Minas Gerais

POLíTICA

Veja onde serão instalados os cinco pedágios na BR-381 entre BH e GV

Fundo assume administração de 296,3 km da rodovia e investimentos devem alcançar R$9,34 bilhões; confira a repercussão do leilão