Ipatinga implanta sistema de reconhecimento facial em escolas municipais

30/10/2019 12:05

Até dezembro, 300 salas de aulas terão o sistema

Publicidade

Na manhã desta quarta-feira (30), a Prefeitura de Ipatinga anunciou a implantação do Face School, um equipamento de identificação facial que irá registrar a presença do aluno na escola e informar diretamente aos pais, por meio de um aplicativo de celular.

Segundo informações do prefeito Nardyello Rocha, a expectativa é que até o final de dezembro, as trezentas salas de aulas das escolas municipais já estejam equipadas com o sistema de reconhecimento facial. 

Foto: Marcelo Augusto / PLOX20191030 103817 1

A princípio, o piloto foi implantado nas escolas municipais Carlos Drummond de Andrade, no Ideal e Chirlene Cristina Pereira, no bairro Bethânia. 

Foto: Marcelo Augusto / PLOX20191030 103404

O prefeito ainda garantiu que ninguém será vigiado nas escolas. O sistema tem o objetivo de registrar a presença, informar aos pais e dar segurança às crianças. “Nós entendemos que estamos garantindo a segurança porque nós estamos falando de crianças, que os pais mandam para a escola e muitos ficam preocupados em saber se o filho chegou ou não. Nós vamos dar ao pai a garantia, até porque só vai baixar o aplicativo quem quiser. E tem a questão da economicidade, segurança, transparência e nada mais do que isso. Ninguém vai ser vigiado, pelo contrário, nós vamos garantir a segurança das pessoas”, disse Nardyello.

Foto: Marcelo Augusto / PLOX20191030 104035

Valdenise Martins, que é mãe de um aluno, contou ao PLOX que a tecnologia é um marco nas escolas municipais e importante para saber informações sobre os filhos. “É uma forma da gente estar recebendo no seu celular informações dos nossos filhos se estão dentro da escola ou não, a hora que ele saiu, a hora que ele chegou. EU achei muito importante isso”, afirmou.
 



Publicidade