Gabriel Diniz: condições meteorológicas e erro do piloto levaram à queda de avião, diz FAB

O cantor morreu aos 28 anos após a aeronave em que estava cair no povoado Porto do Mato, no município de Estância-SE

Por Plox

30/10/2020 13h19 - Atualizado há mais de 3 anos

Um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), apontou o que teria causado o acidente que vitimou o cantor Gabriel Diniz, no dia 27 de maio de 2019. O cantor ficou famoso com o hit “Jenifer”, que explodiu no carnaval daquele ano. 

De acordo com o relatório, condições meteorológicas adversas, atitude e indisciplina de voo do piloto teriam causado o acidente que derrubou a aeronave Piper Cherokee PT-KLO. O avião caiu no Povoado Porto do Mato, no município de Estância-SE. 

No acidente, além do cantor, morreram também os pilotos Linaldo Xavier e Abraão Farias. Segundo o Cenipa, apenas Linaldo Xavier estava pilotando a aeronave e, de acordo com o relatório, teria tomado atitudes consideradas erradas durante a operação. 

Gabriel Diniz: condições meteorológicas e erro do piloto levaram à queda de avião, diz FAB
Foto: Reprodução/Instagram

 

De acordo com o documento, a aeronave, que foi fabricada no ano de 1974, não possuía radar meteorológico e também não era certificada para voar sob Regras de Voo por Instrumentos (IFR). Ainda segundo ao documento, Linaldo somente estava qualificado para realizar o voo “em rota em condições estritamente visuais”. 

Segundo a investigação, “não considerar os procedimentos previstos para se manter em condições de voo visuais concorreu para a exposição da aeronave a elevado risco de acidente”.

Destaques