Eduardo Leite é reeleito governador do Rio Grande do Sul

Leite venceu Onyx Lorenzoni, que estava na frente no primeiro turno

Por Plox

30/10/2022 19h01 - Atualizado há quase 2 anos

Neste domingo (30) Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito governador do Rio Grande do Sul. Leite venceu Onyx Lorenzoni (PL), ex-ministro do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que no primeiro turno ficou a frente. A vitória foi confirmada às 18h58 com 92% das urnas apuradas.

Veja a apuração ao vivo na Plox:

 

Eduardo Leite governou o estado até março deste ano, quando renunciou do cargo para tentar disputar as eleições pelo PSB, porém, o partido decidiu apoiar Lula, com Geraldo Alckmin sendo vice do petista.

Eduardo Leite. Foto: Agência Brasil

 

Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite é bacharel em direito e político. Ele foi eleito governador do Rio Grande do Sul em 2018, após ser prefeito de Pelotas (2013-2017), uma das principais cidades do estado.

Onyx Lorenzoni e Eduardo Leite (PSDB) chegaram ao segundo turno da eleição com propostas divergentes para a gestão estadual, estando Lorenzoni na frente no primeiro turno, com 37,5%, enquanto Leite obteve 26,8%.

Em entrevistas e debates, os dois chegaram a trocar acusações e Lorenzoni, inclusive, deixou de cumprimentar Leite no em um debate. O candidato bolsonarista afirmou que “Rio Grande do Sul teria uma primeira-dama de verdade”, fazendo uma alusão a opção sexual de Leite, assumidamente homossexual.

Onyx Lorenzoni. Foto: Agência Brasil

 

A fala gerou bastante repercussão nas redes sociais, tanto de apoiadores de Lorenzoni e de eleitores de Leite. Apesar de estar atrás, de acordo com a mais recente pesquisa Ipec, divulgada nesta última sexta-feira (28), Leite aparecia na frente de Lorenzoni, com 56% dos votos válidos, contra 44% do candidato bolsonarista.

 

Destaques