Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Geral
Ataque hacker paralisa serviços da prefeitura de Coronel Fabriciano
Outras prefeituras pelo país também são alvo; serviços essenciais foram comprometidos
30/10/2023 às 11:33por Redação Plox
30/10/2023 às 11:33
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Prefeitura de Coronel Fabriciano enfrenta desde a última segunda-feira (23), uma paralisação em seus serviços essenciais devido a um ataque cibernético sofrido pela Sonner, a empresa fornecedora do sistema de gestão municipal.
Assista a matéria:
Áreas vitais para a administração pública, como saúde, educação, assistência social, administrativo e tributário, foram afetadas pelo ataque. Serviços fundamentais como emissão de notas fiscais, pagamentos de tributos, licitações e pagamentos a fornecedores também foram interrompidos.
Foto: divulgação PMCF
O problema não se limitou a Coronel Fabriciano. Prefeituras de outras cidades, como Poços de Caldas, Araguari e Divinópolis, também registraram interrupções semelhantes.
A Sonner, responsável pelo software de gestão, foi contatada para ajudar a solucionar o impasse. Além dela, a Unitec, empresa encarregada do backup em nuvem, também foi acionada. Um boletim de ocorrência foi registrado pelas autoridades de Coronel Fabriciano, e tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar estão investigando o crime cibernético.