Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Redução de produto e aumento de preço: A estratégia das marcas

Levantamento revela que produtos têm redução de até 18% em seu volume, tornando o custo por quilo mais elevado para o consumidor.

30/10/2023 às 10:09 por Redação Plox

Recentemente, as marcas estão recorrendo cada vez mais a uma estratégia que não é nova, mas tem se tornado mais frequente: ao invés de aumentar o preço, elas reduzem o tamanho da embalagem. Um estudo realizado com base em 40 milhões de notas fiscais de compras em um supermercado online revelou que produtos chegaram a ter uma diminuição de até 18% em seu conteúdo. Essa redução faz com que o preço por quilo do produto aumente até 20%.

Pixabay

Esta abordagem é adotada pelas empresas para contornar os custos crescentes de produção, especialmente com a alta no preço das matérias-primas. Ao reduzir a quantidade do produto na embalagem, as marcas dão a impressão de que estão mantendo preços estáveis. No entanto, o consumidor, de fato, acaba pagando mais por menos, uma tática conhecida como "reduflação".

Setores Mais Afetados e Impacto no Consumidor

A "reduflação" é comum principalmente na indústria alimentícia e de produtos de limpeza. Anna Carolina Fercher, da empresa Horus Inteligência de Mercado, que conduziu o levantamento, pontua que "o mais lógico seria o preço diminuir quando houvesse uma redução de volume ou peso de um produto". Ela também menciona que o consumidor acaba percebendo essa diminuição quando produtos acabam antes do previsto.

Em sua análise, produtos como barras de chocolate, que já tiveram 200g, passaram a ter 100g e agora estão ainda menores, são exemplos claros dessa prática. Outros produtos que tiveram redução, segundo a pesquisa da Horus, incluem sabonete, sabão em pó para roupas, molho de tomate, suco pronto e biscoitos.

A reduflação, ao invés de ser uma economia para o consumidor, pode fazer com que este tenha que ir mais vezes ao supermercado devido à menor duração dos produtos.

Orientações e Legislação

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) afirma que, embora as empresas tenham o direito de alterar a quantidade ou os ingredientes de um produto, é essencial que o consumidor seja informado sobre qualquer mudança por meio de um aviso claro na embalagem. O aviso deve permanecer na embalagem por seis meses, conforme o Código de Defesa do Consumidor e a portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o Procon-SP, as alterações na quantidade de um produto devem ser destacadas na parte frontal da embalagem, com detalhes sobre a quantidade anterior e posterior à mudança. Empresas que não informam corretamente sobre tais alterações podem ser multadas.

Repercussões nas Redes Sociais

Desde 2018, as reclamações sobre redução nas embalagens tornaram-se mais frequentes nas redes sociais. Com a pandemia da Covid-19, várias categorias de produtos, como pão de forma, leite em pó, biscoitos, entre outros, sofreram reduções. Em todos os casos, as empresas afirmaram estar em conformidade com as regulamentações legais.

 


 

Compartilhar a notícia

Veja também
Distrito Federal lidera ranking de retorno de impostos; Norte e Nordeste têm pior desempenho
ECONOMIA

Distrito Federal lidera ranking de retorno de impostos; Norte e Nordeste têm pior desempenho

Estudo do IBPT mostra que o DF transforma melhor os tributos pagos em qualidade de vida; Minas Gerais perde uma posição e aparece em 7º lugar

Indústrias brasileiras reduzem produção e recorrem a férias coletivas após tarifaço de Trump
ECONOMIA

Indústrias brasileiras reduzem produção e recorrem a férias coletivas após tarifaço de Trump

Setores de madeira, calçados e armamentos enfrentam crise nas exportações e pedem apoio ao governo para evitar cortes de pessoal

Comércio
ECONOMIA

Setor de serviços cresce 3,1% em dezembro, atinge patamar recorde e fecha 2022 com alta de 8,3%

Segundo o IBGE, o setor de serviços alcançou seu maior patamar da série histórica, iniciada em 2011

sergio
ECONOMIA

Sergio Leite terá cargo de função estratégica na Usiminas

Sua presença tem potencial para ser altamente influente na direção da empresa

para você
Conselho de Turismo de Fabriciano aponta melhorias e ações para a Serra dos Cocais
LAZER

Conselho de Turismo de Fabriciano aponta melhorias e ações para a Serra dos Cocais

Os dados, sugestões e observações coletadas serão compilados, avaliados e, na medida do possível, transformados em políticas públicas de fomento e fortalecimento do turismo

PCMG
POLíCIA

Polícia Civil prende suspeito de feminicídio em Minas

O suspeito teria assassinado uma adolescente de 17 anos, a facadas, motivado por não aceitar o término do relacionamento amoroso entre os dois

Sebrae Play lança cursos gratuitos de Marketing Digital
EDUCAçãO

Sebrae Play lança cursos gratuitos de Marketing Digital

Plataforma do Sebrae Minas disponibiliza formações online sobre Instagram, WhatsApp e estratégias para redes sociais

GERAL

Agressão a professor por pai de aluna reprovada gera confusão com falsa denúncia de sequestro e tiroteio entre PM e traficantes

Caso ocorreu em colégio de São Gonçalo, no Rio de Janeiro; polícia foi acionada por falsa denúncia de sequestro de professor e diretor.