Atlético garante vaga na final da libertadores após segurar pressão do river plate
Com empate em Buenos Aires, Atlético confirma vaga na segunda final da Copa Libertadores
Por Plox
30/10/2024 06h54 - Atualizado há 8 meses
O Atlético assegurou seu lugar na final da Copa Libertadores ao empatar em 0 a 0 com o River Plate, na noite desta terça-feira (29), no estádio Monumental, em Buenos Aires. Apoiado pela vitória de 3 a 0 no jogo de ida em Belo Horizonte, o Galo resistiu à pressão argentina e chega à sua segunda final na história da competição, onze anos após a primeira conquista.
Com mais de 80 mil torcedores empurrando o River Plate, a equipe argentina tentou superar a defesa do Atlético, mas não obteve sucesso. O River controlou a posse de bola, alcançando 67% e somando 33 finalizações, além de 20 escanteios. Mesmo sob pressão, o Atlético utilizou o contra-ataque para ameaçar o gol de Armani.
O Atlético, campeão em 2013 ao derrotar o Olimpia nos pênaltis no Mineirão, agora aguarda o vencedor entre Botafogo e Peñarol, que se enfrentam em Montevidéu nesta quarta-feira (30). Com vantagem de 5 a 0 no primeiro jogo, o Botafogo está próximo de garantir sua vaga para o duelo final, marcado para o dia 30 de novembro, novamente no Monumental.

O jogo
Durante o primeiro tempo, o River dominou a partida e criou a primeira oportunidade aos seis minutos, quando Colidio desviou após escanteio, mas Solari finalizou para fora na pequena área. Aos dez minutos, Borja teve outra chance, mas foi desarmado por Franco. O Atlético, porém, conseguiu conter as tentativas do adversário e levou perigo aos 36 minutos, quando Deyverson foi interceptado por Armani no momento da finalização.
No segundo tempo, o Atlético quase abriu o placar no primeiro minuto com Scarpa, que acertou o travessão. Deyverson aproveitou o rebote, mas Armani defendeu em cima da linha. Apostando nos contra-ataques, o Atlético teve outra oportunidade aos seis minutos, mas Paulinho finalizou para fora. Aos 15, o River voltou a pressionar com Echeverri, que exigiu boa defesa de Éverson.
Com o relógio avançando, o Atlético manteve a organização defensiva. Aos 25 minutos, Éverson brilhou novamente ao defender um chute de Echeverri, e, aos 27, Rubens exigiu nova defesa de Armani após boa jogada com Hulk e Scarpa. Nos minutos finais, o Atlético conseguiu segurar o placar e garantiu sua vaga na final.
Ficha do jogo
River Plate 0 x 0 Atlético
Data e horário: terça-feira, 29 de outubro de 2024
Local: Estádio Monumental, Buenos Aires, Argentina
Motivo: Semifinal da Copa Libertadores 2024 – jogo de volta
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Auxiliares: John León (Colômbia) e Richard Ortiz (Colômbia)
VAR: Carlos Orbe (Equador)
Escalações
River Plate: Franco Armani; Fabricio Bustos, Germán Pezzella, Paulo Díaz e Marcos Acuña; Santiago Simón (Echeverri), Matías Kranevitter (Villagra), Maximiliano Meza; Pablo Solari (Mastantuono), Facundo Colidio (Martinez), Miguel Borja (Bareiro)
Atlético: Éverson; Lyanco (Saravia), Battaglia, Alonso; Arana (Vargas), Fausto Vera, Alan Franco, Scarpa; Paulinho (Otávio), Deyverson (Rubens), Hulk