Governo de Minas intensifica preparação para o Enem com revisões e correção ao vivo
O programa de revisão inclui aulas focadas nas principais áreas cobradas no exame, seguidas por correções comentadas e um gabarito extraoficial divulgado logo após cada dia de prova.
Por Plox
30/10/2024 11h03 - Atualizado há 2 meses
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a editora Estudo Play, lançou um plano estratégico para reforçar o conhecimento dos alunos da rede estadual de ensino nas semanas que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 3 e 10 de novembro. O programa de revisão inclui aulas focadas nas principais áreas cobradas no exame, seguidas por correções comentadas e um gabarito extraoficial divulgado logo após cada dia de prova.
“As revisões são fundamentais, pois oferecem a oportunidade de consolidar o conhecimento adquirido ao longo do ano letivo. Com isso, os estudantes se sentem mais confiantes e preparados para a prova, aumentando suas chances de aprovação”, declarou Igor Alvarenga, secretário de Estado de Educação.
Programação das revisões semanais
A programação especial teve início no dia 28 de outubro e se estenderá até 1 de novembro, com foco em Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Já na segunda semana, entre as datas do exame, as aulas abordarão exclusivamente Ciências da Natureza e Matemática. As revisões ocorrem ao vivo de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, e são transmitidas tanto pela Rede Minas, no canal 9.2, quanto pelo canal do Estudo Play no YouTube.
Correção ao vivo e gabarito extraoficial
Após a aplicação das provas do Enem, uma equipe de especialistas do Estudo Play se reunirá para uma correção ao vivo, transmitida tanto pela Rede Minas quanto pela plataforma Enem MG. A correção incluirá discussões sobre o tema da redação dissertativa-argumentativa e a resolução das questões em tempo real. Nos dias 3 e 10 de novembro, os horários das transmissões da correção serão, respectivamente, das 19h às 21h e das 18h30 às 20h30.
O diretor pedagógico do Estudo Play, Erik Anderson, enfatiza o valor dessa preparação para os estudantes. “As revisões mantêm os estudantes motivados para a prova, ajudam a ganhar segurança e aumentam as chances de acertos. A correção comentada do Enem oferece um gabarito de referência, permitindo que o estudante tenha uma noção do seu desempenho nos dois dias de provas”, destacou Anderson.
Trilhas de estudo personalizadas
Outro recurso disponibilizado aos alunos foi o acesso a trilhas de estudos personalizadas, geradas a partir dos resultados do 2° Simulado Enem MG, realizado no início de outubro. Com apoio de inteligência artificial, a SEE/MG disponibilizou relatórios individuais, detalhando o desempenho de cada estudante e sugerindo conteúdos específicos para reforçar os pontos onde há necessidade de aprimoramento.