Laudo confirma envenenamento de égua que puxava charrete turística em Caxambu

Animal morreu após ingerir chumbinho durante passeio turístico no sul de Minas

Por Plox

30/10/2024 09h11 - Atualizado há 20 dias

A égua que morreu durante um passeio turístico em charrete, em Caxambu, no Sul de Minas Gerais, foi envenenada com chumbinho, conforme laudo divulgado nesta terça-feira (29). O exame foi requisitado pela prefeitura após a morte do animal, ocorrida em 27 de setembro.

Foto: Reprodução EPTV
 

Durante o passeio em ruas centrais da cidade, a égua puxava uma charrete de turismo quando subitamente caiu. O proprietário do animal tentou prestar socorro, mas sem sucesso. A investigação agora apura como o animal teve acesso ao veneno, geralmente utilizado no combate a ratos.

O uso de cavalos em charretes é tema de debate em várias cidades da região. Em junho do ano passado, a prefeitura de São Lourenço aboliu a prática, indenizando cada charreteiro cadastrado no turismo local com 30 mil reais.

Em Poços de Caldas, a prefeitura também emitiu um decreto proibindo as charretes com tração animal, mas uma decisão judicial permitiu a continuidade do trabalho dos charreteiros, mantendo o assunto em pauta na cidade. Em Caxambu, os passeios turísticos com charretes seguem em funcionamento.

Destaques