Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Na Espanha, enchente deixa pelo menos 51 mortos na região de Valência
Chuvas intensas e ventos fortes provocam alagamentos e isolamento de moradores
30/10/2024 às 11:53por Redação Plox
30/10/2024 às 11:53
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Pelo menos 51 pessoas morreram devido a enchentes que atingiram a região de Valência, no sudeste da Espanha, durante a madrugada desta quarta-feira (30). A tragédia foi confirmada pelas agências Reuters e Associated Press. As fortes chuvas que caíram sobre a área na terça-feira (28), impulsionadas por uma frente fria no sul e leste do país, causaram grandes alagamentos em estradas e cidades.
Foto: Reprodução de vídeo
As águas arrastaram veículos, transformaram ruas de pequenas cidades em verdadeiros rios e interromperam o transporte em rodovias e linhas ferroviárias. Com a gravidade da situação, autoridades locais recomendaram que os cidadãos permanecessem em suas casas. Carlos Mazón, presidente regional de Valência, informou que alguns moradores estão isolados pelas enchentes.
Foto: Reprodução de vídeo
“Um balanço inicial feito por diversos órgãos e forças de segurança aponta um número provisório de 51 vítimas fatais”, anunciaram os serviços de emergência de Valência na rede social X, acrescentando que o processo de identificação das vítimas estava em andamento.
Foto: Reprodução de vídeo
Mazón explicou ainda que a dificuldade de acesso a certas áreas tornava a chegada dos serviços de emergência “absolutamente impossível”. Vídeos e imagens compartilhados nas redes sociais mostraram pessoas ilhadas pelas águas, algumas buscando segurança em árvores para evitar serem levadas pela correnteza. Próximo a Málaga, um trem de alta velocidade com quase 300 passageiros descarrilou, mas autoridades locais relataram que ninguém se feriu. O serviço de trens entre Valência e Madri, assim como outras linhas da região, foi interrompido.
A meteorológica estatal AEMET emitiu alerta vermelho em Valência, onde algumas áreas, como Turis e Utiel, registraram 200 mm de chuva. As tempestades devem persistir até quinta-feira (31), de acordo com o serviço meteorológico nacional da Espanha.