Novembro terá chuvas acima da média em Minas Gerais; calor deve ser amenizado

Precipitações regulares em todo o estado vão elevar níveis de umidade e favorecer cultivos, mas também aumentam risco de alagamentos

Por Plox

30/10/2024 14h00 - Atualizado há 8 meses

Com o início da temporada chuvosa em novembro, Minas Gerais deve ter precipitações entre normais e acima da média, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa é que as chuvas regulares promovam uma recuperação dos níveis de umidade no solo, uma necessidade urgente após o período de estiagem que alertou o estado. A previsão aponta precipitações entre 160 mm e 260 mm ao longo do mês, favorecendo o plantio e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra, que dependem de boas condições de umidade para um crescimento adequado.

Histórico e expectativa de chuvas acima da média em BH

Outubro de 2024 já foi um dos meses mais chuvosos em Belo Horizonte em mais de um século, alcançando o terceiro lugar no histórico de medições pluviométricas da estação Santo Agostinho, referência na capital. Até o dia 29, BH havia acumulado 288,4 mm de chuva, um volume 162% maior que a média histórica do mês, de 110,1 mm, com tendência de novos aumentos até o fim de outubro. Outubro de 2024 fica atrás apenas de outubro de 2009, com 344,3 mm, e 1965, com 322,7 mm.

 

Foto: Shutterstock.com

 

Impactos e riscos com o início da estação chuvosa

Em BH, o início da temporada de chuvas traz preocupação para as regiões mais vulneráveis a enchentes e alagamentos, que incluem áreas do Barreiro, Centro-Sul e Oeste da capital. A Defesa Civil tem alertado sobre o risco de enchentes, agravado pelo risco geológico em várias regiões. Na Regional Oeste, o volume de chuva já ultrapassou em três vezes a média de outubro, somando 350,2 mm, bem acima dos 110,1 mm históricos. O Centro-Sul registrou 300,8 mm e o Barreiro, 294,7 mm.

Temperaturas e instabilidade climática

Novembro não prevê o retorno das fortes ondas de calor que marcaram outubro. A média de temperatura prevista para o início do mês é de 27,7°C, com possibilidade de variações climáticas ao longo dos dias. As áreas do Norte e Leste de Minas, especialmente, devem se manter com tempo nublado e chuvas a qualquer hora, impulsionadas pelo primeiro episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Previsão de tempo para os próximos dias

Segundo o Inmet, o tempo em Minas Gerais ficará instável até o início de novembro. As regiões Central, Metropolitana, Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce terão céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas a partir da tarde. O Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste e Zona da Mata apresentam previsão de céu parcialmente nublado e pancadas de chuva e trovoadas em períodos aleatórios. As demais áreas do estado deverão ter céu parcialmente nublado com chuvas isoladas, mantendo essa condição até o dia 2 de novembro.

Destaques