Economia

Comércio mineiro aposta em alta nas vendas na Black Friday

Pesquisa da Fecomércio-MG mostra otimismo: 63% dos empresários esperam aumento de até 40% nas vendas, apesar de desafios como economia e concorrência.

30/10/2025 às 07:45 por Redação Plox

O comércio de Minas Gerais está otimista para a Black Friday deste ano. Pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio-MG aponta que a maioria dos empresários do varejo aposta em crescimento nas vendas, impulsionado pela tradicional temporada de descontos.

A participação de empresários na Black Friday aumentou em 2%

O setor comercial de Minas Gerais está otimista em relação a

A participação de empresários na Black Friday aumentou em 2% O setor comercial de Minas Gerais está otimista em relação a

Foto: Agência Brasil


Varejistas apostam em alta nas vendas

Segundo o levantamento, 63% dos empresários mineiros esperam que a data impulsione o volume de vendas em até 40%, enquanto 11% acreditam na possibilidade de aumento acima de 50%. O otimismo não é unanimidade: parte dos lojistas ainda não definiu a estratégia promocional para conquistar os consumidores.

Apenas 15% dos participantes da pesquisa pretendem oferecer descontos superiores a 50%, enquanto 35,7% ainda não decidiram os percentuais das promoções. Por outro lado, 10% devem limitar as ofertas a até 20% de desconto.

Inseguranças e desafios para o período de promoções

Para quase 60% dos entrevistados, não há fatores que possam prejudicar as vendas durante a Black Friday. No entanto, 16,6% citaram a crise econômica como possível obstáculo, enquanto 13% veem a concorrência como ameaça ao desempenho nas vendas.

A pesquisa também revelou que a participação dos empresários no evento cresceu 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Agora, aproximadamente 40% dos comerciantes afirmam que vão aderir às campanhas de descontos. Já entre os que decidiram ficar de fora, mais de 70% disseram não ter interesse em participar e 15% consideram que a Black Friday não gera lucro.

Black Friday é alternativa em cenário de juros altos

De acordo com a Fecomércio-MG, o período de promoções representa uma chance estratégica para comerciantes e consumidores lidarem com um contexto de juros elevados e alto endividamento das famílias brasileiras. A taxa básica de juros está em 15% ao ano.

A data permite ao consumidor antecipar compras com descontos expressivos, o que pode aliviar a pressão sobre o orçamento familiar e estimular o consumo, aumentando as vendas do varejo. Neste sentido, para os empresários, é uma chance de girar estoque, atrair novos clientes e gerar liquidez. – Economista da Fecomércio-MG

Impacto nas vendas de Natal é limitado

Para a maioria dos comerciantes entrevistados, a Black Friday não deve comprometer o desempenho das vendas de Natal. Cerca de 63% afirmam que o evento não impacta o principal feriado do comércio; 23% acreditam em interferência positiva, e 13,7% apontam influência negativa.

Segundo a Fecomércio-MG, parte dessa última percepção se deve à possibilidade de antecipação das compras natalinas durante a Black Friday e ao temor de que clientes fiquem sem recursos após aproveitarem as ofertas.

Detalhes da pesquisa e data da Black Friday

Neste ano, a Black Friday será realizada no dia 28 de novembro, última sexta-feira do mês. O estudo ouviu 413 empresas de todo o estado entre os dias 15 e 24 de outubro. A margem de erro é de 5% e o nível de confiança é de 95%.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a