Criminosos usam falsas promoções do Assaí para aplicar golpes
Usuários precisam ficar atentos com o direcionamento para site duvidosos e com possíveis erros de português
Por Plox
30/11/2022 12h17 - Atualizado há mais de 2 anos
Os números de golpes digitais tem crescido em todo estado de Minas Gerais. O estado contabilizou mais de 28 mil ocorrências de estelionato digital, volume 51% superior ao registrado em 2020 (18 mil). Esse número é quase três vezes maior do que a média registrada três anos atrás, que foi de 8.546.
As datas alternam, mas o modus operandi é semelhante, e dessa forma, criminosos continuam fazendo vítimas via WhatsApp. Recentemente, golpistas tem usado táticas antigas, e agora vêm explorando datas comemorativas de marcas como Assaí, entre outras marcas.
Nos últimos dias, usuários do WhatsApp vêm recebendo mensagens com uma suposta promoção de aniversário de 48 anos da rede de supermercados Assaí. O golpe é realizado da seguinte forma: primeiro, chega uma mensagem dizendo: “Subsídio do Grupo Assaí Atacadista 48º Aniversário. Através do questionário, você terá a chance de obter 1000 REAL”.
Se a pessoa que recebeu a mensagem reparar bem, é possível notar um erro de português. Em seguida, a mensagem sugere que o usuário acesse um site duvidoso, com um que texto faz algumas perguntas sobre idade, gênero e opinião sobre os serviços da rede Assaí. Depois de respondido o questionário, a vítima recebe a seguinte resposta: “Parabéns! Sua resposta foi salva com sucesso! Você tem a chance de ganhar presentes. Você deve selecionar a caixa correta com seu prêmio dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK”.
Portanto, os usuários do WhatsApp precisam ficar atentos com as mensagens e possíveis pistas que possa indicar que aquilo seja um golpe.