Lira questiona impacto do ministério de Marina Silva: "ajuda ou atrapalha?"

Em meio a debates sobre energias renováveis, presidente da Câmara critica postura do ministério; viagem à COP 28 é agendada

Por Plox

30/11/2023 16h54 - Atualizado há mais de 1 ano

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), expressou dúvidas sobre o papel do Ministério do Meio Ambiente, liderado por Marina Silva, durante um debate no plenário na última quarta-feira (30). A discussão girava em torno de um projeto para incentivar a geração de energia eólica no mar, mas incluía também uma cláusula favorável às usinas termelétricas a carvão, consideradas mais poluentes.

 

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Diante da oposição do Ministério do Meio Ambiente a essa cláusula, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) manifestou-se contra a medida, citando a posição do ministério. Lira, no entanto, interveio com uma declaração que gerou risos entre alguns parlamentares: “Não sei se ajuda ou atrapalha, deputado, com todo respeito”.

Em resposta, Braga lamentou a aparente indiferença dos colegas parlamentares à posição do ministério: "Se a posição do Ministério do Meio Ambiente não interessa em nada os parlamentares que estão aqui presentes, só tenho a lamentar."

O projeto acabou sendo aprovado pela maioria, estendendo o prazo de operação para usinas a carvão no Sul do Brasil até o final de 2050, em detrimento da data anteriormente estabelecida de 31 de dezembro de 2022.

Arthur Lira tem uma viagem programada para a próxima segunda-feira (4) aos Emirados Árabes Unidos, onde participará da COP 28, a Conferência do Clima das Nações Unidas, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra Marina Silva. A conferência começou nesta quinta-feira (20) e se estenderá até 12 de dezembro.

Destaques