Operação lesa pátria: PF cumpre mandados em MG e SC relacionados ao ataque de 8 de janeiro

Mandados de prisão e busca em várias cidades visam responsáveis por invasão a poderes em Brasília

Por Plox

30/11/2023 09h57 - Atualizado há mais de 1 ano

Nesta quinta-feira (30), a Polícia Federal deflagrou a 22ª fase da Operação Lesa Pátria, executando 25 mandados de busca e apreensão, além de três mandados de prisão preventiva. As ações ocorrem em Santa Catarina e Minas Gerais, direcionadas a indivíduos acusados de financiar e incitar os ataques de 8 de janeiro, quando ocorreram invasões e depredações ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Foto: Reprodução tv

Mandados e Locais de Ação

Os mandados de busca e apreensão estão distribuídos entre diversas cidades dos dois estados. Em Minas Gerais, as cidades são Uberaba (8 mandados), Conselheiro Pena (1), Sacramento (1), e os mandados de prisão preventiva estão todos concentrados em Uberaba (3). Já em Santa Catarina, as ações ocorrem em Criciúma (2), Mafra (1), Jaraguá do Sul (1), Pomerode (1), Brusque (1), Gaspar (1), Apiúna (1), Rio do Sul (1), Armazém (1), Caçador (1), São José (1), Florianópolis (1), Garopaba (1), e Blumenau (1).

 

Repercussões Legais e Consequências

As ordens judiciais, emitidas pelo STF, visam pessoas ligadas ao financiamento e estímulo dos atos antidemocráticos. Adicionalmente, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, com o objetivo de ressarcir os danos ao patrimônio público, estimados em cerca de R$ 40 milhões.

Os envolvidos estão sujeitos a responder por crimes diversos, incluindo abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, além de destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Destaques