Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Poder Público realiza consulta pública sobre a operacionalização do Hospital e Maternidade de Timóteo

Na tarde desta quinta-feira a equipe da Secretaria Municipal de Saúde apresentou um histórico e o estudo que embasou a minuta para a concessão da unidade hospitalar

30/11/2023 às 20:42 por Redação Plox

Com o objetivo de incentivar a participação da sociedade organizada, organizações de saúde e comunidade em geral, a Prefeitura de Timóteo por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza consulta pública sobre o processo de operacionalização do Hospital e Maternidade de Timóteo (HMT). O objetivo é garantir total transparência nos trâmites bem como fomentar a colaboração para aperfeiçoar o processo. 

 

Como parte da iniciativa da atual gestão de dar o máximo de conhecimento sobre a proposta, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta quinta-feira (30) durante a reunião de comissões da Câmara de Vereadores o histórico que estabeleceu as bases para a operação da unidade hospitalar. Esse mesmo trabalho foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde. Também está prevista a realização de uma audiência pública sobre o tema.

Foto: Reprodução

Já a consulta pública para a apresentação de sugestões ao projeto pode ser feita até o dia 5 de janeiro de 2024 no Portal da Transparência do Município de Timóteo no link 

https://transparencia.betha.cloud/#/6m9_x1sRV0e9uiLPuMmC1Q==/consulta/76751/detalhe/6578:6896:2023_205_6896


 

Outro caminho para acessar os editais, anexos e avisos pode ser feito por meio do endereço www.timóteo.mg.gv.br, clicar no banner “Consulta Pública para a Concessão do Hospital e Maternidade de Timóteo” e depois no item “Documentos relacionados”. Para apresentar sugestões é só ir no alto da página à direita e acessar o ícone “Dê a sua opinião”.

Foto: Reprodução

Para a Secretaria Municipal de Saúde esse é um momento de transição importante para o Município. “Contar com a participação popular é fundamental para essa nova fase do equipamento hospitalar com mais investimentos e, consequentemente, um salto de qualidade na prestação de serviços aos usuários da saúde pública em Timóteo”, pontuou a Secretaria.

 

Em setembro passado a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) concluiu a fase de consultoria realizada para analisar o melhor modelo para a operacionalização do Hospital e Maternidade de Timóteo. Além do trabalho de campo, foi realizado um levantamento analisando toda a situação predial, operacional e de equipamentos do HMT o que originou a minuta para o projeto de Lei.


 

Histórico recente

 

O prédio do antigo Hospital e Maternidade Vital Brazil (atualmente Hospital e Maternidade de Timóteo) era propriedade da Aperam Inox América do Sul e era gerido pela Sociedade Beneficente São Camilo. Em setembro de 2020 a operadora deixou a gestão do hospital.

 

Entre março e setembro de 2020 houve a pandemia da Covid-19 e nesse contexto e a fim de evitar a desassistência do serviço de saúde hospitalar, foi protocolada uma Ação Civil Pública pelo MPMG - acatada pela Justiça, determinando a gestão solidária do hospital entre o Município de Timóteo e o Estado de Minas Gerais.

 

No dia 11 de setembro de 2020 a Fundação São Francisco Xavier assume a gestão do hospital em contrato emergencial com o Estado de Minas Gerais. Em novembro do mesmo ano, o Município é declarado pelo Ministério da Saúde gestor pleno de seus prestadores de saúde, o que compreende a organização de todo o sistema municipal, com efeitos financeiros a partir de janeiro do ano seguinte. Em 2021 o Município assume de fato a gestão da saúde, passando a ser o responsável único pelo contrato com o hospital. 

 

Em dezembro de 2021 o Município acerta um termo de acordo com a Aperam para adquirir o prédio do hospital, cuja homologação judicial só ocorre no segundo semestre de 2022. Em abril de 2023 a Fundação São Francisco Xavier deixa a gestão do HMT e em seu lugar assume a organização social em saúde (OSS) Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus com um contrato de seis meses que foi aditado por mais noventa dias. 

 

Após a consulta pública será publicado um edital para um novo chamamento e definição da nova gestora do Hospital e Maternidade de Timóteo por um prazo de 20 anos. A nova mantenedora assumirá também o compromisso de realizar investimentos na infraestrutura e em serviços médico-hospitalares.


 

Compartilhar a notícia

Veja também
Hospital barbacena sem medicamentos
SAúDE

Hospital de Minas Gerais suspende internações por falta de medicamentos

Segundo a instituição, a suspensão foi necessária devido por risco de “total desabastecimento de insumos para sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular”

Minas Gerais receberá medicamentos para suprir baixo estoque de sedativos
SAúDE

Minas Gerais receberá medicamentos para suprir baixo estoque de sedativos

​Falta dos insumos é maior preocupação do Estado para manter leitos de UTI abertos; nova remessa de vacinas também está prevista

Homens também sofrem com problemas no assoalho pélvico
SAúDE

Homens também sofrem com problemas no assoalho pélvico

Disfunções na musculatura pélvica afetam urina, ereção e intestino, e ainda são pouco reconhecidas pelos homens

sss
SAúDE

Vinho tinto deixa de ser considerado bom pra saúde; entenda

Durante anos, acreditava-se amplamente que o vinho tinto era benéfico para o coração, mas isto mudou

para você
GERAL

Cybertruck de Elon Musk impressiona com resistência e levanta debate sobre segurança

Vídeos virais mostram resistência do veículo a impactos e geram discussões sobre física e segurança dos ocupantes

bike
ESPORTES

Atleta ipatinguense lança time de ciclistas para competições nacionais e internacionais

Projeto é considerado pioneiro na região devido à estrutura oferecida com multiprofissionais e suporte em viagens

tentativa
POLíCIA

Homem é baleado na cabeça em Ipatinga

A Polícia continua em diligência, buscando por informações que possam esclarecer a autoria

Victor Sarro
LAZER

Victor Sarro se apresenta em Ipatinga com o show “A quinta série ainda vive”

Comediante traz um espetáculo com humor ácido